Atualmente o utilitário esportivo Song Plus DM-i, fabricado pela chinesa BYD, é o veículo híbrido plug-in mais vendido do mundo, inclusive com excepcional participação no mercado brasileiro dentro desse nicho de carros eletrificados.
Na sua nova versão – agora, ano/modelo 2024/25 – o SUV Song Plus ganhou alguns melhoramentos, dentre eles, o mais significativo foi uma nova bateria, muito mais capaz que a da versão anterior. A unidade que tinha 8,3 kWh de capacidade foi aposentada, entrando em cena uma casa de força de 18,3 kWh. Segundo os dados técnicos fornecidos pela BYD, a autonomia do veículo sendo conduzido em modo 100% elétrico, saltou de 50 para 105 km, ou seja, mais do que o dobro. Além disso, o fabricante atesta que a autonomia total do BYD Song Plus DM-i (com esse agregado da nova bateria) pode chegar aos 1.200 quilômetros!
O SUV médio mede 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e tem distância entre-eixos de 2.765 mm. O conjunto mecânico da nova versão foi mantido: o propulsor com 4 cilindros e 1.500 cm³ entrega 110 cv de força. Associado à uma unidade elétrica de 179 cv, a potência máxima chega a 235 cv com 40,8 kgf.m de torque total. Além da nova bateria, o novo BYD Song Plus DM-i ganhou tela multimídia central giratória de 15,6”, retrovisor traseiro fotocrômico, abertura do carro via cartão NFC e utilização da ferramenta NFC também pelo celular.
A garantia total desse carro é de 6 anos e a garantia da bateria, especificamente, é de 8 anos, ambas as situações, sem limite de quilometragem. E a BYD está com uma promoção válida até o dia 31 de maio: quem comprar um Song Plus DM-i zero km, poderá dar o Song Plus usado como entrada, sendo este recebido por 90% do valor na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O novo SUV chinês tem valor sugerido de R$ 239.800 e é ofertado nas seguintes cores: Delan Black (preto), Dome Blue (azul), Time Grey (cinza) e Snow White (branco). (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)