Honda adota nova cor com grafismos atualizados na sua big trail CRF 1100L Africa Twin 2024

Há 30 anos surgiu a primeira Honda Africa Twin, a XRV 650, que logo evoluiu para versões de 750 cilindradas. Com a chegada da CRF 1000L em 2017, a Honda retomou o uso do nome Africa Twin, devolvendo ao segmento big trail uma boa receita de equilíbrio. A novidade estabeleceu um elevado padrão tecnológico, grande versatilidade e maneabilidade no segmento.

Agora, na linha 2024, a CRF 1100L Africa Twin é ofertada em duas configurações diferenciadas basicamente pela dimensão do tanque de combustível, com 18,8 litros na versão normal e 24,8 litros na Adventure Sports. Nas duas, há possibilidade de optar entre o câmbio convencional ou a caixa DCT (Dual Clutch Transmission/Transmissão de dupla embreagem).

Desde a sua introdução no mercado brasileiro, cinco mil unidades da Africa Twin foram fabricadas, número que cresceu a partir de 2021 com a chegada da nova geração equipada com motor de 1.084 cm³ e opção de câmbio DCT.

Nos primeiros nove meses de 2023, os emplacamentos dela no país cresceram cerca de 40% em relação à média mensal verificada no ano anterior. Este significativo incremento pode ser atribuído, em boa parte, à nacionalização do câmbio DCT, que desde o início de 2023 é montado em Manaus (AM), tornando o Brasil o primeiro país no mundo a produzir a tecnologia fora do Japão.

Dotada de comando do acelerador TBC (Throttle By Wire), a CRF 1100L Africa Twin se vale de uma plataforma inercial IMU de 6 eixos, responsável pela gestão do sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) e dos Riding Modes Tour, Urban, Gravel E Offroad, além do User 1 e 2, personalizáveis.

O motor bicilíndrico tem 8 válvulas acionadas pelo comando Unicam. Arrefecido a líquido, entrega potência máxima de 99,3 cv aos 7.500 rpm com 10,5 kgf.m de torque aos 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é forçado por bomba; e a alimentação acontece por injeção eletrônica PGM-FI. A Africa Twin com transmissão convencional tem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante. Na versão com DCT (também com 6 marchas) os escalonamentos são acionados automaticamente ou por teclas no punho esquerdo.

O chassi de tubos de aço tem arquitetura berço semi-duplo, com sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida permite curso de 230 mm para a roda e conta com tubos de 45 mm, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão. O conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link, a balança de suspensão de alumínio dá à roda, curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports ES as suspensões têm controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.

A ergonomia é um destaque na Africa Twin, e uma especial atenção foi dedicada a preservar a porção anterior do banco (regulável em altura) o mais estreita possível, facilitando o apoio dos pés no solo em manobras de estacionamento. O painel MID (Multi Information Display), com tela TFT de 6,5 polegadas colorida touchscreen, possibilita o controle dos Riding Modes. Equipamento padrão das Africa Twin são o Apple CarPlay e Android Auto, idem o sistema ESS (Emergency Stop Signal) e o cruise control.

A iluminação é full LED, com indicadores de direção de desativação automática. Exclusividade da versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é o para-brisa mais alto e protetivo, regulável em cinco posições. Para a linha 2024, ambas as versões ganham a cor Azul Metálico Glint Wave, além da Preto Fosco Matt Ballistic. A Adventure Sports será oferecida na cor Branco Perolizada Pearl Glare.

A nova máquina deverá chegar na rede de concessionários em novembro. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e os preços sugeridos são os seguintes: CRF 1100L Africa Twin (R$ 81.110); CRF 1100L Africa Twin DCT (R$ 88.100); CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (R$ 102.130) e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (R$ 109.130). (Imagens: divulgação Honda Brasil / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Honda Brasil e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)