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Civic Si: será que o famoso esportivo da Honda agrada?

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A chancela “Si” no Honda Civic identifica um teor de esportividade acima da média em relação aos outros modelos da mesma família. É a segunda vez que a marca traz ao Brasil essa versão um pouco mais irascível desse carro. Fabricado no Canadá, o novo Civic Si 2018 (10ª geração) chega ao país pelo valor sugerido de R$ 162.900 e concorre frontalmente com o MINI Cooper e com o VW Golf GTi, ambos na mesma faixa de preço.

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Estilo >> A máquina japonesa combina um design extremamente arrojado (e até condizente com a performance) com a possibilidade de uso cotidiano. O novo projeto, sem dúvida, é mais ´amigável´ do que a geração antiga do Civic Si, que sempre foi um carro de nicho bem limitado e focado em entusiastas da marca em busca de uma performance acima da média.

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O silêncio ao rodar do novo ´Si´ é a prova disso: ele é muito discreto para um carro que tenha como proposta a esportividade pura. Seu estilo é, de fato, impactante e capaz de chamar atenção. Destaque para o aerofólio traseiro encravado na tampa do porta-malas, que enfatiza bem esses aspectos mais apimentados

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Propulsor >> Uma das mudanças mais evidentes do novo Civic Si em relação ao anterior, está na motorização. Completamente adequado aos novos níveis de emissões, ele se utiliza da tendência do ´downsizing´ e traz um motor de menor volume: 1.5 turbo com 4 cilindros em linha. A unidade entrega 208 hp de potência máxima e o torque atinge o pico de 26,5 kgf.m entre 2.100 e 5.000 rpm.

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Esse motor é o mesmo ´1.5´ da família Fit e também é similar, com ligeiras alterações, ao motor turbo usado no Civic Touring vendido no mercado brasileiro. O diferencial em relação à concorrência é o câmbio manual.Não disponível aqui no país nem no Golf GTi e nem no MINI Cooper John Works, ele é muito bem aceito por quem curte esse tipo de carro.

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Por dentro >> O conjunto é bem agradável, com bancos esportivos de boa ergonomia. As costuras em vermelho, assim com o painel de instrumentos digital com essa mesma tonalidade, colaboram para uma arquitetura interna fora do convencional. Bem completo, ele oferece central multimídia com sistema de som, GPS, compatibilidade com smartphones Android e Apple, dentre outras comodidades ligadas ao funcionamento do carro.

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Agrada ou não? >> O novo Civic Si certamente vai preencher o ego de alguém que queira exclusividade na garagem do prédio. Bonito, com design extravagante e potência de sobra para divertir, ele entrega ótimo conteúdo tecnológico e de conforto, como por exemplo, suspensão mais firme com amortecedores adaptativos que podem ser regulados nos modos Sport e Normal, posição de dirigir instigadora de emoções, direção elétrica bem direta (com reações mais rápidas que a média), 10 alto-falantes, teto solar e ar-condicionado com distribuição em duas zonas.

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Poderia festejar a superioridade diante da concorrência, caso tivesse exatamente mais 42 hp de potência, atingindo os 250 cv que o tornariam muito mais ágil nas retomadas. Também merecia freios mais focados em pista do que em cidade, do tipo ´pedal de ataque´, presente, por exemplo, em esportivos de topo da francesa Citroën. Mas a Honda não o preparou para corridas de final de semana. É até um exagero ter equipado essa nova geração do ´Si´ com um diferencial de deslizamento limitado (equipamento que serve para dar mais equilíbrio em saídas de curva em alta velocidade). Tenho certeza que 99,9% dos compradores desse carro jamais o levarão ao limite. No geral, um interessante cupê esportivo que pode ser utilizado no dia a dia sem preocupações de suspensão baixa demais ou falta de conforto ao rodar. (Fotos: divulgação Honda Brasil)

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