Inegavelmente, a carreira do compacto HB20 em apenas três anos é das mais bem sucedidas. Há bastante tempo que o modelo de origem coreana figura entre os cinco carros mais vendidos do Brasil. Em agosto passado, por exemplo, ficou na terceira colocação geral perdendo apenas para o Chevrolet Ônix (1º) e Fiat Palio (2º), os mais comercializados no mercado nacional naquele mês.

Outro crédito que tem que ser dado à Hyundai é o seguinte: por intermédio do HB20 o padrão de acabamento dos carros compactos no Brasil teve de ser elevado, já que o modelo imprimiu no segmento um ritmo qualitativo um pouco acima da média.

Ligeiro ´face lift´ >> Após três anos do seu lançamento no Brasil, o HB20 alinhou-se ao esquema de design global da Hyundai. Agora ele também recebeu a chamada ´grade trapezoidal´, aposentando a antiga que tinha apenas uma barra central. Percebe-se uma ligeira alteração nos parachoques, mas os faróis e lanternas são os mesmos.


A diferença é que na versão mais cara o grupo óptico frontal ganhou o ´light guide´ que indica iluminação por LEDs, assim como as lanternas traseiras do HB20 (na versão Premium) agora possuem um novo tipo de luz mais clara. As rodas de liga leve (e também as calotas plásticas) receberam novos desenhos e estão com um estilo ainda mais jovial e esportivo.

Por dentro >> Evidentemente, em tempos onde a tecnologia está presente nos mínimos detalhes automotivos, a parte de entretenimento e informação do HB20 foi melhorada. A central multimídia ´blueMedia´ (com tela de 7 polegadas sensível ao toque) agora é compatível com os aplicativos Car Link e Apple CarPlay, este último somente a partir de 2016.

O sistema pode ser “espelhado” via celulares. Segundo a Hyundai, o isolamento acústico foi melhorado a fim de diminuir ruídos e vibrações. Todas as versões ganharam nova padronagem de tecidos e a ´top´ agora pode vir com ar-condicionado automático digital e opção de bancos em couro marrom, coisa somente encontrada em segmentos mais caros.

Mecânica >> A marca coreana manteve os conhecidos motores Kappa 1.0 (3 cilindros) e Gamma 1.6 (4 cilindros), no entanto, nas versões 1.6 adotou novas caixas de câmbio manual e automática de 6 marchas, utilizando a sexta velocidade como um ´overdrive´ que funciona como um aditivo de economia de combustível em velocidades constantes de cruzeiro. Para o HB20 Premium, o mais caro, há opção de airbags extras de tórax que se juntam aos airbags frontais já obrigatórios por lei.

Frigir dos ovos >> Novo “namoradinho do Brasil” (clichê batido que o define muito bem), como poucos, o Hyundai HB20 foi excepcionalmente bem aceito no mercado nacional.
Querido pelo público e competente na sua proposta, subiu na cotação e está sendo ofertado pelos seguintes preços sugeridos (base SP, sem frete): HB20 (motor 1.0) Comfort (R$ 38.995); Comfort Plus (R$ 42.595) e Comfort Style (R$ 46.345). HB20 (motor 1.6) Comfort Plus manual (R$ 48.745), Comfort Plus automático (R$ 52.745), Comfort Style manual (R$ 51.845), Comfort Style automático (R$ 55.845) e Premium automático (R$ 59.445). (Fotos: divulgação)