buru-rodas

Hyundai pausará a produção do elétrico Ioniq 5 agora em fevereiro. Entenda!

A gigante Hyundai – maior empresa automobilística da Coreia do Sul e proprietária da KIA – está começando a sentir com o Ioniq5 (seu modelo 100% elétrico), a mesma sensação preocupante que a Fiat (uma das marcas da Stellantis) está passando com o compacto 500e, o Cinquecento elétrico. Ambos estão com vendas baixíssimas no mundo inteiro. Para se ter uma ideia, no seu próprio país de origem, todas as concessionárias sul-coreanas juntas, somente comercializaram 75 unidades do Hyundai Ioniq 5 em janeiro desse ano.

Por causa dessa baixa demanda, a Hyundai anunciou que fará uma primeira pausa (a partir do dia 24 de fevereiro) com duração de uma semana na fabricação desse modelo totalmente elétrico.

Três causas podem estar gerando esse desinteresse pelo citado elétrico da Hyundai: 1) a maior procura do público pelos carros híbridos em detrimento dos veículos 100% elétricos; 2) uma preocupação da sociedade sul-coreana com alguns incêndios causados a partir de baterias de carros elétricos; 3) o lançamento na Coreia do Sul do modelo BYD Atto 3, concorrente do Ioniq 5.

O Hyundai Ioniq 5 é fabricado na cidade de Ulsan, sudeste da Coreia do Sul e também nos Estados Unidos, na moderna unidade Hyundai Motor Group Metaplant America que fica na Georgia (EUA). O modelo elétrico é ofertado pela marca também na América do Sul, incluindo o Brasil. (Fotos: divulgação Hyundai / Instagram: @acelerandoporai.com.br)