A marca japonesa Suzuki mantém uma atuação muito forte no seu país de origem, é aclamada na Índia e tem fervorosos fãs no México e em toda a Europa, este último, um local que consome, principalmente, os seus modelos compactos, caso do novo Suzuki Swift, um já consagrado hatchback que traz como o seu maior trunfo a estupenda economia de combustível.
O novo Swift (ano/modelo 2025) está sendo elogiadíssimo pela imprensa especializada, justamente por oferecer uma eficiência energética incomum, com números impressionantes que variam entre 21,2 km/litro na cidade e pouco mais de 32 km/litro na estrada! Além de ostentar uma impressionante equação aerodinâmica, o Swift parece não pesar 1 kg a mais do que o necessário dentro da sua reduzida massa total de apenas 949 kg. Segundo os dados técnicos divulgados pelo fabricante nipônico, o funcionamento do novo motor 1.2 aspirado de três cilindros, gera menos de 100 g/km de CO2, outro parâmetro excepcional.
Evidentemente a performance dele não exibe músculos enormes. Pelo contrário: predomina na equação a mobilidade inteligente em todos os sentidos, já que o carro custa cerca de R$ 132.000 (na conversão direta de Libras esterlinas para Real), tem manutenção e seguro baratos, robustez inabalável e bebe pouquíssimo combustível. O propulsor Z12E de 1.197 cm³ e 3 cilindros, entrega apenas 11,4 kgf.m de torque e força máxima de 82 cv. Nada de pressa: a aceleração de 0-100 km/h acontece em 12,5 segundos e a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. As caixas de câmbio podem vir com acionamento manual ou automático e há, também, uma opção híbrida leve para o ´trem de força´. Para o mercado europeu o modelo é ofertado nas versões Motion, Ultra e Ultra Allgrip (com tração 4X4).
Simples, porém, funcional, o novo Suzuki Swift tem um nível de acabamento que mais se parece com o dos carros japoneses dos anos ´1990, no entanto, a arquitetura interna e o padrão tecnológico são totalmente atualizados, inclusive com alerta de saída de faixa. O pacote oferece rodas de liga leve, espelhos retrovisores elétricos e dobráveis, ar-condicionado automático digital (com saída de ar para quem está sentado no assento traseiro), além de tela multifuncional e partida por botão (sem chave).
Fabricado no Japão e na Índia, o novo Suzuki Swift desponta como uma excelente opção de veículo urbano para quem não tem tanto dinheiro (ou não demonstra interesse) em modelos 100% elétricos ou híbridos, estes últimos, bem mais caros. O hatch já vem com a plataforma Heartect atualizada, ou seja, ele está 15 mm mais longo que o Swift anterior, mas a distância entre-eixos (de 2.450 mm) é a mesma. O espaço interno é surpreendentemente grande para uma carroceria desse porte, acomodando bem quatro adultos. O porta-malas tem capacidade para 265 litros, mostrando-se suficiente para o perfil dos compradores desse tipo de carro.
Não espere grandes entregas de torque, retomadas de tirar o fôlego ou um ronco mirabolante do Suzuki Swift, pois essa não é a sua vocação. O projeto foi feito para agradar a quem gosta de economizar dinheiro na hora de abastecer, anseia por discrição no trânsito e utiliza um veículo apenas como um instrumento de mobilidade. Nada mais elegante em tempos bregas de enormes correntes de ouro no pescoço, bocas cheias de Botox e picapes gigantes poluindo o quarteirão inteiro… (Fotos: divulgação Suzuki Motor Corporation / Instagram: @acelerandoporai.com.br)