A Kawasaki Motors (integrante do Grupo Kawasaki Heavy Industries) realizou a 1ª demonstração pública mundial de uma moto com motor a combustão interna de hidrogênio. A exibição ocorreu no Circuito de Suzuka (Japão).
A motocicleta foi projetada e construída como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando este ano, culminando nesta demonstração. O modelo está equipado com um motor a hidrogênio baseado no propulsor ´In-Line Four Supercharged´ de 998 cm³ da Kawasaki Ninja H2, com modificações que permitem a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros. O chassi foi projetado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.
As motos com motores a hidrogênio funcionam produzindo o ronco e a sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar, enquanto emitem principalmente água como refugo desse processo. Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki Motors está atualmente realizando pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma moto com propulsor a hidrogênio funcional como uma opção neutra em carbono no início dos anos ´2030.
A Kawasaki Motors é membro pleno da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação focada em tecnologia de hidrogênio que está ativamente realizando pesquisas básicas sobre motores, sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de mobilidade pequena movidos a hidrogênio, incluindo motos. (Fotos: divulgação Kawasaki Motors / Instagram: @acelerandoporai.com.br)