Novo Audi A5 chega com visual completamente mudado e deverá aposentar o A4

A marca alemã Audi – integrante do Grupo VW – tem se posicionado de maneira equilibrada em relação ao processo constante de eletrificação dos seus veículos. Em recente declaração, o executivo Gernot Döllner (CEO da fabricante germânica) afirmou que até o final de 2026 a Audi lançará vinte novos modelos, dentre os quais, dez carros 100% elétricos. O primeiro dessa sequência (apresentado há poucos dias) foi o SUV totalmente elétrico Q6 e-tron.

Hoje a Audi lançou oficialmente a nova geração do seu bem sucedido A5, carro que sempre encantou pelo belíssimo desenho da carroceria com um caimento traseiro em estilo cupê. Mas, a partir de agora isso mudou. O estilo da nova família A5 foi totalmente modificado e ele será disponibilizado em duas configurações: sedã e perua, nesse último caso, chamada de A5 Avant.

Dentro do portfólio há as configurações esportivas S5 sedã e S5 Avant. E nesse momento de mudanças da Audi, a nomenclatura dos carros já foi segmentada: os de números ímpares – incluindo os híbridos-leves – virão com motores a combustão. Já os modelos com números pares terão motorização elétrica. Por causa disso, o famoso Audi A4 (em linha há 30 anos) deverá ser descontinuado.

O que mudou? >> A reformulação foi geral. A ´família´ A5 é a primeira a ser montada na Plataforma Premium de Combustão (PPC) e, tanto o design externo quanto a arquitetura interna, foram modificados seguindo, com muita aproximação, ao que já foi apresentado no elétrico Q6 e-tron. O A5 perde aqueles marcantes traços com caimento acentuado na traseira e ganha linhas extremamente esportivas.

Frente e traseira >> A grade está maior e com formato de ´colmeia´. Na versão S5 (mais esportiva), o desenho dessas ´colmeias´ é mais largo. O grupo óptico frontal está mais fininho e ostentando a tecnologia ´LED Matrix´ e na traseira o destaque fica para as bonitas lanternas com uma grande extensão de LED que cobre toda a tampa do porta-malas. As rodas podem vir com 17, 18, 19 ou até 20 polegadas, dependendo da versão ou do pacote de opcionais escolhido.

Parte interna >> Muito provavelmente, todos os modelos da Audi apresentarão um interior parecido ao do Q6 e-tron. A padronização de estilo de uma marca sempre aconteceu, desde a invenção do primeiro automóvel. O novo A5, portanto, está ainda mais refinado, inclusive oferecendo coluna de direção com ajuste elétrico. O painel de instrumentos mede 11,9 polegadas e a tela multimídia tem 14,5”. Logicamente, todas as funções de controle e conectividade foram melhoradas, contando, inclusive com comandos de voz. A nova plataforma ampliou o tamanho do carro: o Audi A5 é quase 7 centímetros maior que o antecessor e a distância entre-eixos cresceu significativos 8 cm!

Força >> A Audi sempre priorizou a esportividade dos seus carros. Esse é ponto número 1 de todos os projetos. A nova geração do A5 virá com quatro opções de motores a combustão: 2.0 TFSi com 150 hp (tração apenas na dianteira) e 204 hp (tração integral Quattro); 2.0 turbodiesel TDi de 204 hp (com sistema híbrido leve ´MHEV´ com bateria de 48V) e o mais impactante de todos (na versão ´S´), 3.0/V6 turbo com empolgantes 367 hp.

Pacote completo >> A nova família A5, evidentemente, também evoluiu tecnologicamente. O conjunto oferece ampla gama de sistemas de assistência ao motorista, cujas funções melhoram o uso cotidiano e aumentam a segurança geral dos ocupantes. Dentre eles estão auxílio de estacionamento traseiro com display de distância, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, aviso de saída de faixa, assistente de eficiência e assistente de atenção e sonolência e frenagem automática.

O novo Audi A5 será disponibilizado em 11 opções de cores e com acabamento interior personalizável. A Audi do Brasil ainda não divulgou os preços oficiais e nem comunicou a data da chegada do A5/2025 ao mercado nacional. (Fotos: divulgação Audi / Instagram: @acelerandoporai.com.br)