Ranger Limited V6: experiência de mobilidade um nível acima entre as picapes médias

Muito provavelmente, em termos de ´expertise´ no desenvolvimento de picapes, a Ford é a marca mais tradicional do mundo. Um exemplo que comprova isso é o sucesso arrebatador do modelo ´F-150´, veículo mais vendido dos Estados Unidos há quase cinco décadas. Aqui no Brasil, no começo desse ano, a Ford apresentou a nova geração da Ranger, sua picape média e também muito bem vendida no mercado nacional e em diversos países. Passei uns dias avaliando a Ranger Limited V6, versão topo de linha, movida a diesel e que custa hoje R$ 351.990 (caso esteja equipada com todos os opcionais e com rodas aro 20”). Muito silenciosa, com vigor de sobra e com o habitáculo aconchegante, por causa dos seus atributos positivos, na atualidade a Ford Ranger V6 não tem concorrentes aqui no Brasil.

Estilo >> A nova Ranger chegou alinhada ao padrão de design global da Ford, portanto, mantém a carroceria com desenho bem tradicionalista, mas moderno e familiar ao restante da linha. O grupo óptico frontal ´full LED´ tem formato em ´C´ e os faróis são emoldurados por uma imponente grade com uma barra horizontal. O conjunto é robusto e agrada ao público comprador desse tipo de utilitário.

Interior >> O ponto mais impressionante do projeto da nova Ranger V6 é a vedação acústica. Mesmo acima de 120 km/h não há entrada de ar pelas frestas das portas dianteiras, portanto, as borrachas de vedação funcionam com muita eficiência e isso significa silencio e conforto para os ocupantes em longas viagens. Os assentos dianteiros são largos e aconchegantes e o banco do motorista tem ajuste elétrico, além de oferecer uma ´almofada´ inflável na região lombar.

Comodidades >> O modelo vem equipado com uma interessante tela vertical de 12 polegadas. A central multimídia mais se parece com um smartphone gigante e congrega muitas funções de entretenimento e controles do veículo, desde o sistema de ar-condicionado digital (duas zonas) ao controle do som, GPS, espelhamento com celular e diversas operações, tudo com extrema facilidade de manuseio e com ótima qualidade gráfica. A Ranger V6 tem quadro de instrumentos de 12,4”, carregador de celular por indução, entradas USB (tipo C), saída de ar-condicionado para os ocupantes traseiros e muitos porta-objetos funcionais.

Fôlego de sobra! >> Se você se incomoda com as limitações de potência dos propulsores a diesel com 4 cilindros da maioria das picapes médias vendidas no Brasil e gosta de amplitude dinâmica na hora de ultrapassar… recomendo que faça um teste nessa picape, pois a entrega de potência desse motor V6 é uma das mais agradáveis que já testei.

O motor da Ranger Limited V6 é extremamente silencioso e o funcionamento quase se confunde com o de um veículo de 6 cilindros a gasolina. O conjunto tem um volume de 3,0 litros (2.999 cm³), 250 cv de força total e 61,2 kgf.m a 1.750 rpm. A suavidade e a deliciosa entrega de potência em todas as faixas de rotação fazem jus ao preço dessa picape. O câmbio automático dela é o mesmo da F-150, com 10 marchas que atuam de maneira quase imperceptível.

Pacote tecnológico >> A versão avaliada veio com todos os opcionais que incluem o supereficiente sistema de ´piloto´ automático adaptativo, que funciona agregado ao controle de manutenção e saída de faixa e frenagem automática caso o condutor largue o volante por um longo tempo. Por causa desses recursos citados, a Ford Ranger Limited V6 pode ser enquadrada como um veículo autônomo de Nível 2. Ela ainda oferece câmeras frontal e traseira, projeção digital dos pneus dianteiros no solo, dentre outros aparatos de segurança e condução que, provavelmente, com vasta raridade, serão utilizados.

Contexto final >> Ao longo de quase 30 anos de carreira jornalística (comecei em 1995) já testei centenas de carros de todos os tipos e em diversas condições de terreno e velocidade. Aqui incluo motocicletas e caminhões de grande porte. Sem medo de errar, digo que a Ranger V6 me encantou como poucos automóveis. O conceito estético é agradável em todos os ângulos, com destaque para o acerto de design da parte traseira.

Já o acesso ao habitáculo e a saída dos ocupantes de dentro do veículo é facilitado pelas colunas A e B bem posicionadas e pela abertura enorme das portas. O acerto das suspensões é o melhor do segmento das picapes médias, já que a traseira ´pula´ pouquíssimo, mesmo quando o compartimento de carga está vazio. E o esquema de ergonomia (posição de dirigir, de descansar pernas e braços, acessos aos comandos etc) é um dos mais bem feitos que já experimentei. Para uma picape com chassi tipo ´Escada´, eixo rígido na traseira com molas semielípticas, eu digo que nunca experimentei um comportamento tão dócil nesse nicho.

Vale o quanto pesa? >> A Ford Ranger Limited V6 com todos os opcionais, custa R$ 351.990. Barato não é, mas se equipara, por exemplo, ao valor de uma Toyota Hilux de topo, com motor de 4 cilindros e com menos conforto. A Ranger V6 oferece tração 4X4, seis modos de condução, direção elétrica, acelera de 0-100 km/h em 9,4 segundos, pesa 2.357 kg, tem capacidade de carga de 1.023 kg e faz uns 9,4 km/litro na estrada.

A marca disponibiliza, também, um interessante sistema de monitoramento do veículo à distância, com uma central de telemetria na cidade de São Paulo, que consegue rastrear quase todos os tipos de avarias possíveis, sugerindo a antecipação de uma assistência técnica rápida ou uma revisão. Falando nisso, a revisão da Ranger V6 é prevista à cada 16.000 km e a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)