De forma pioneira e com um projeto brasileiro, a Scania apresentou o modelo ´X-gas´, o primeiro caminhão do Brasil movido a gás natural veicular e/ou biometano com autonomia de 900 km. Além disso, confirma que ao longo de 2024 chegará mais uma opção para a família a gás: o motor com 460 cv de força.
O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor entrega 410 cv de potência e desenvolve 203,9 kgf.m de torque. É o propulsor mais potente nesta categoria 8×2. A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás (8 de cada lado).
São 8 cilindros com capacidade de 118 litros e outros 8 de 95 litros. O volume total comporta impressionantes 406 m³ de gás, fator que possibilita o alcance de cerca de 900 km, segundo os dados informados pelo fabricante. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo ´Romeu e Julieta´ (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 T de peso bruto total combinado (PBTC).
Para se ter ideia de comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com 8 cilindros, sendo 4 de cada lado nas longarinas, com opção de 118 litros ou 95l, que propiciam um volume total de 226 m³ ou 182 m³, para uma autonomia entre 400 a 500 km.
Os pioneiros Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou com a mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos.
A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis).
Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão. (Imagens: divulgação Scania Brasil / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Scania Brasil e do seu time de comunicação com Carlos Eduardo Biagini e Raquel Cardoso / Instagram: @acelerandoporai.com.br)