Em mais uma jogada bem pensada no tabuleiro do xadrez automotivo brasileiro, a chinesa BYD (greentech líder mundial de veículos de energia limpa) lançou um novo produto. O sport cupê ´Seal´, 100% elétrico, tem cara e coração focados na esportividade.
Baseado no conceito Ocean Aesthetics (estética do oceano), assim como o hatchback Dolphin (lançado em junho), o Seal teve o design inspirado no mar. As linhas externas e também a concepção estilística do interior, trazem aconchegantes curvas que ´abraçam´ os ocupantes do veículo. Mas, muito além de oferecer apenas uma ´forma´ agradável, a função desse produto, ou seja, o seu conteúdo mecatrônico responde à altura dos bonitos traços.
Seguramente, o impressionante desempenho é o detalhe mais relevante desse esportivo de porte médio. O BYD Seal vem com dois motores elétricos que entregam respeitáveis 531 cv de força máxima! No entanto, não foi esse o dado que, particularmente, me chamou atenção: o modelo – que tem uma massa de 2.150 kg – disponibiliza de maneira imediata um torque colossal de 68,3 kgf.m. Partindo da imobilidade e empurrando o ´pé na tábua´, ele só precisa de 3,8 segundos para atingir 100 km/h. São dados melhores do que diversos esportivos famosos e muito mais caros do que ele.
O Seal foi lançado com um preço especial de R$ 296.800, que é um valor muito coerente para todos os atributos que ele entrega, como por exemplo, aviso de colisão dianteira, frenagem de emergência automática, aviso de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro e freio de tráfego cruzado traseiro, assistência de manutenção de faixa, assistência de mudança de faixa e manutenção de faixa de emergência, além de controle de cruzeiro adaptativo, controle de cruzeiro inteligente e 8 airbags.
Montado na e-Platform 3.0, o Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB), que integra a bateria à parte estrutural da carroceria, oferecendo mais rigidez e segurança. Segundo os dados divulgados pelo fabricante chinês, a potência máxima de recarga chega a 150 kW, crescendo de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. O alcance máximo de acordo com as referências de medição do Inmetro é de 372 km.
O conjunto é complementado com um sistema de conectividade inteligente e entretenimento de alta tecnologia, inclusive com ´karaoquê´ e videogames inclusos. O Seal é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G com atualizações Over The Air (OTA), possui tela rotativa de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz, conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes.
Bonito e com um preço condizente ao seu pacote funcional, o BYD Seal deverá criar um novo segmento bem exclusivo no Brasil, com cupês e sedãs médio-compactos 100% elétricos e com pegada esportiva. Nesse instante ele está sozinho na área, seguramente. Na sua faixa de preço, com o seu estilo e nível de performance, não há nenhum oponente no mercado nacional, ao menos nesse instante…
O modelo será comercializado em versão única, nas cores Azul Glacial, Branco Bright, Cinza Acetinado, Cinza Atlantis, Preto Cosmos e Verde Courtyard. A garantia é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétricos e controller. A bateria Blade conta com garantia de oito anos sem limite de quilometragem e a BYD oferece 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros. (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de BYD do Brasil LTDA e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)