Já agora em outubro chegarão nas concessionárias Suzuki Motos do Brasil, as novas versões das ´big trail´ V-Strom 1050XT e V-Strom 1050. A marca de origem japonesa assim descreve, objetivamente, o lançamento: “É uma nova geração de modelos que oferecem aos pilotos uma gama ainda maior de possibilidades de passeios de longas distâncias”.
Duas possibilidades >> A V-Strom 1050 mantém as características principais do modelo anterior, ao mesmo tempo em que foi atualizada para proporcionar mais prazer de condução e conforto. Já a nova V-Strom 1050XT, por detalhes construtivos particulares, é mais adequada para se trafegar em cascalho e outras superfícies não pavimentadas.
Melhor no asfalto >> A diferenciação entra nos modos de otimização. A V-Strom 1050 foi projetada com mais atenção para maximizar o conforto e o desempenho em passeios de longa distância, principalmente em superfícies pavimentadas. Os recursos relacionados incluem rodas de alumínio fundido com pneus dianteiros de 19 polegadas e traseiros de 17”, e seu grande pára-brisas com um prático ajuste de altura.
Off-road mais ousado >> Em contrapartida, a V-Strom 1050XT apresenta recursos que visam melhorar o desempenho em superfícies não pavimentadas. Isso inclui as rodas raiadas e a adoção de um pneu dianteiro de 21 polegadas. Em conjunto, ele ganha inclinação e distância entre-eixos mais longa para melhorar o controle em cascalho e terra plana, um curso de suspensão mais longo para absorver melhor os solavancos em superfícies ásperas, bem como guidão e pedais de aço mais largos e uma placa antiderrapante de alumínio. Ele também introduz um novo modo Gravel (G) no Sistema de Controle de Tração Suzuki e a capacidade de desligar o ABS traseiro, apenas na versão XT.
Propulsor >> Ambas trazem a mesma motorização bicilíndrica e já consolidada no mercado brasileiro como uma das mais robustas e de baixa manutenção. O conjunto entrega 107 cv de força aos 8.500 rpm; 1.037 cm³ de cilindrada (ou 1.0 litro de volume) e torque de 10,5 kgf.m.
A suspensão dianteira é telescópica invertida com mola helicoidal e amortecida a óleo, assim como a suspensão traseira é do tipo link com mola helicoidal e também amortecida a óleo. O sistema de freio dianteiro é da Tokico com pinças de 4 pistões e disco duplo e o freio traseiro é da Nissin com 2 pistões e disco único.
Tabela de preços >> A V-Strom 1050XT e a V-Strom 1050 chegam pelo preço público sugerido de R$ 86.950 e R$ 82.600, respectivamente. (Fotos: divulgação Suzuki Motos / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Suzuki Motos e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)