Desde 2010

buru-rodas

Temporada mais longa da história da Fórmula 1 começará no Bahrein. A 1ª corrida será neste sábado (2/3)

Apenas uma semana depois da conclusão dos testes de pré-temporada, a Fórmula 1 retorna ao Bahrein para a primeira rodada da temporada de 2024, de quinta-feira (29/2) a sábado (2/3). A programação habitual do fim de semana do GP foi antecipada em um dia – como será o caso também no fim de semana seguinte, na Arábia Saudita – com duas sessões de treinos livres na quinta-feira, TL3 e classificação na sexta-feira, depois o GP propriamente dito no sábado. Essa mudança foi feita pela Fórmula 1 para acomodar o início do Ramadã, no segundo domingo de março. As equipes chegam a Sakhir com muitas informações sobre como o carro e o conjunto de pneus funcionam nesta pista particularmente abrasiva, onde tração e estabilidade de frenagem são fundamentais para o desempenho: tanto em voltas rápidas quanto em ´stints´ mais longos.

A evolução da pista é um tanto limitada, com a temperatura sendo a maior influência: duas das três sessões de treinos livres acontecem no calor do dia, dificultando obter uma leitura representativa dos dados de corrida. Outro fator que muitas vezes afeta os carros é o vento, que pode jogar areia na pista e tornar o equilíbrio imprevisível. A degradação térmica será significativa e pode ter um impacto decisivo no desempenho de corrida, enquanto o desgaste geralmente é limitado.

O GP do Bahrein é tradicionalmente uma das corridas mais espetaculares do ano, já que oferece diversas oportunidades de ultrapassagem, particularmente nas curvas 1, 4 e 11. A degradação dos pneus, com todas as diferentes estratégias de corrida resultantes, também cria diferenciais de desempenho interessantes. A corrida deste fim de semana vai marcar o 20º GP do Bahrein, embora o número total de corridas realizadas na pista seja 21: em 2020, também foi disputado o GP de Sakhir, vencido pelo piloto da Mercedes Valtteri Bottas. O piloto que mais triunfou foi Lewis Hamilton, com cinco vitórias, seguido por Sebastian Vettel com quatro e Fernando Alonso com três. (Imagem: divulgação Pirelli / Texto: Comunicação Corporativa Pirelli & Néctar Comunicação Corporativa com Renata Justi, Rian Assis, Daniel Fideli e Eduardo Antonialli).