Para preencher uma lacuna entre o Evoque e o Range Rover Sport, a marca inglesa Jaguar Land Rover lançará brevemente o Range Rover Velar. O SUV médio de alto luxo aparecerá na linha para atender aos clientes que querem um pouco mais de glamour que o Evoque tem a oferecer e que, provavelmente, não estão dispostos a pagar tanto pelo Range Rover Sport
Minimalismo >> O novo modelo traz o mesmo nível de requinte e capacidade off-road de todo Range Rover, a diferença é que ele se apresenta como o mais moderno em termos de design do que todos os outros carros da gama. O painel de instrumentos e o console central, por exemplo, apresentam desenho clean com pouquíssimos botões. Inclusive o volante multifuncional é bem simplificado.
Estilo >> Repleto de tecnologia, o Velar traz modernos faróis compostos por LEDs com desenho bem fino. O contraste com a enorme grade não desequilibra o conjunto frontal esteticamente. Pelo contrário: o modelo é, atualmente, o mais bonito de toda a linha Range Rover.
Preocupada com um estilo ´limpo´ para esse carro, a Range Rover adotou maçanetas escamoteáveis para as portas. Após utilizadas, elas se alinham à carroceria, auxiliando na eficiência aerodinâmica e também energética. O Velar tem o menor coeficiente de arrasto (Cx de apenas 0,32) de todos já produzidos por esse fabricante britânico.
Muita tecnologia >> Como não poderia deixar de ser, esse carro (que será a estrela da Range Rover agora em março no Salão de Genebra) traz um respeitável cabedal tecnológico embarcado. Ele inaugura o sistema de info-entretenimento ´Touch Pro Duo´, peça central do interior do Velar. O esquema oferece duas telas táteis de alta definição de 10 polegadas. O SUV praticamente dispensa botões.
Tudo é controlado por toque, como num tablet ou celular. Pelo painel é possível controlar o GPS, recarregamento de celulares, ajustes de suspensão, câmbio e motor, ar-condicionado, som, dentre outras possibilidades. Pela conexão Wi-Fi (via hotspot) é possível conectar até 8 dispositivos de uma só vez.
Espaço interno >> Para quem gosta de viajar, o compartimento de bagagem é bem generoso, comportando 632 litros. Outro detalhe a se observar é a ótima distância entre-eixos de 2,87 m. Essa medida é bem menor no Evoque, que oferece apenas 2,66 m. Conforto e silêncio quase absolutos são garantidos pela suspensão a ar e pelo excepcional isolamento acústico.
Inovando nos acabamentos, a Range Rover oferece alguns tecidos sustentáveis em alternativa ao tradicional couro. Por dentro os detalhes poderão vir em alumínio escovado, Laca ou fibra de carbono.
Segurança >> Toda a carroceria é feita em alumínio, assim como boa parte da suspensão. O pacote de segurança é completo com seis airbags, sistema de freio autônomo, piloto automático adaptativo e alerta de detecção de pedestres. A tração é integral (4X4) é há um bloqueador ativo de diferencial traseiro.
Propulsores >> A Range Rover apresentou as seguintes motorizações disponíveis: Ingenium de 4 quatro cilindros a gasolina com 250 ou 296 hp e mais quatro opções a diesel com 180 e 240 hp (4 cilindros); 300 e 380 cv (V6). Todos eles são combinados com uma transmissão automática de 8 velocidades da renomada marca ZF e os números de performance são, de fato, respeitáveis: 0-100 km/h em apenas 6,7 segundos ou em 5,7 segundos na versão mais forte.
Com rodas forjadas de liga leve (variando de 18 a 22 polegadas), o novo Range Rover Velar ainda não tem data oficial marcada para chegar ao Brasil e nem teve o preço divulgado para o mercado nacional. No Reino Unido ele deverá ser comercializado (a partir de) US$ 56.000. (Fotos: divulgação)