
Sucessor de um ícone
O E-Bugster pode ser considerado um sucessor ´verde´ da linha New Beetle. Em 2005 a Volkswagen apresentou uma versão speedster do carro com teto de tecido dobrável, chamada de “Ragster”. Segundo a empresa germânica o nome “E-Bugster” vem da combinação do identificador “E” (relacionado a veículos elétricos) com o apelido norte-americano do Beetle, “Bug”, associado ao tipo de carro, um “speedster” (biposto com capota aberta).

Tecnologia
O motor elétrico desse carro tem design inovador e pesa apenas 80 kg. A energia utilizada para alimentar essa unidade é proveniente de uma bateria de íons de lítio, cujos módulos são acomodados atrás dos bancos dianteiros. De acordo com a VW, a capacidade dessa bateria permite uma autonomia de até 180 quilômetros no trânsito urbano, suficiente para sair de casa, ir ao local do trabalho e retornar com folga de mobilidade. O E-Bugster pode ter a bateria recarregada em apenas 35 minutos, mas para isso necessita de estações de recarga especialmente adaptadas. Pensando na praticidade, a VW oferece, também, uma maneira simples de se ´reabastecer´ o esportivo em casa. O bocal (posicionado no mesmo lugar do tanque de combustível das versões tradicionais a gasolina) é compatível com tomadas domésticas de 120 ou 230 volts. O veículo também conta com sistema de reaproveitamento da energia da desaceleração do motor e da ação mecânica dos freios, reciclando a energia e transformando-a em autonomia do veículo.

Medidas
O E-Bugster mede cerca de 1,4 m de altura, 1,83 m de largura 4,2 m de comprimento. O compacto conta com faróis em LEDs, interior esportivo com túnel central na cor do veículo e mimos tecnológicos, como iluminação branca e azulada por dentro do carro na hora de funcioná-lo. As rodas de liga leve são de 20 polegadas calçadas com pneus 235/35. No mais, todos os confortos de um carro comum: ar-condicionado, som, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de freios ABS e airbags.