Volkswagen Golf MK1: de substituto oficial do Fusca a líder global de vendas!

No próximo mês de março de 2024 a Volkswagen vai comemorar os 50 anos do seu veículo mais bem sucedido de todos os tempos: o Golf. A fabricação desse incrível hatchback que já virou um clássico, começou em 1974 e, após formado o estoque inicial, ele chegou às concessionárias a partir de maio daquele mesmo ano.

Juntamente com os Volkswagen Scirocco e Passat (ambos lançados em 1973), o Golf ajudou a inaugurar a era do motor instalado na dianteira, assim como a tração dianteira, também. Sua presença dominou o território antes ocupado pelo Fusca com sua tração e motor traseiros.

Como sucessor do lendário Fusquinha, campeão de vendas por décadas e com mais de 21,5 milhões de unidades produzidas no total, o Golf de primeira geração (denominado de Mk1) – desenvolvido pela Volkswagen junto ao genial Giorgetto Giugiaro – chegou ao mercado mantendo expectativas imensamente altas a cumprir, justamente porque tinha a missão de continuar a história que o Fusca começou, ou seja, manter-se no patamar de carro de maior sucesso do mundo.

Por fim, a equação deu certo: um sistema de propulsão moderno e mais seguro, a grande flexibilidade oferecida pela porta traseira e pelo encosto rebatível do assento traseiro e, obviamente, o seu design espetacular, viabilizaram uma aceitação estrondosa perante o público.

Esses atributos foram tão convincentes que, em outubro de 1976 (dois anos e sete meses após o lançamento) a Volkswagen já comemorava 1 milhão de unidades produzidas! No total, a Mk1 (1ª geração do Golf) teve notáveis 6,9 milhões de exemplares vendidos em diversos mercados aonde a VW já atuava.

O sucessor do Fusca mostrou-se tão carismático quanto o famoso ´besouro´ com motor refrigerado a ar. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)