Em 8 de fevereiro de 1896, Karl Benz patenteou o primeiro motor de combustão interna. Seu inovador propulsor (com ciclo Otto e movido a gasolina) tinha cilindros horizontais opostos, um esquema que em alemão se chama “Boxer” e que, muitas décadas depois, ficou famoso primeiro nos automóveis Volkswagen e Porsche. Hoje também está presente nos ótimos japoneses da Subaru, em algumas motocicletas Honda e BMW e nos motores aeronáuticos Lycoming e Continental.
Na década de ´30 apareceu no mercado o motor de Ciclo Diesel, que trazia grandes vantagens em relação, principalmente ao torque em baixas rotações, e no baixo consumo. Agora, como uma interessantíssima inovação, aparece o primeiro motor Boxer leve a diesel. A unidade Subaru tem turbocompressor de geometria variável e, tipicamente característico dessa formidável marca, ele é rígido e com níveis de vibração, consumo e ruído tão baixos que não precisará de eixo de compensação. Será tão “liso” quanto praticamente qualquer motor de Ciclo Otto. (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. / Zé Luiz Viera, By TechTalk / Fotos: divulgação)