buru-rodas

Porsche 550 Spyder: um clássico alemão inesquecível!

Poucos carros da alemã Porsche representam tão bem a essência dessa marca, como o irreverente 550 Spyder. Esse compacto todo feito em alumínio foi um carro esporte produzido por esse fabricante germânico entre 1953 e 1956.

Nascimento >> Inspirado no Porsche 356 (que foi criado por Ferry Porsche), os primeiros traços do 550 Spyder surgiram nas pranchetas pela primeira vez em 1951, quando a empresa deu andamento a um projeto de construção de um carro feito puramente para pistas de corrida. E assim foi feito.

O piloto, preparador e empreendedor Walter Glöckler foi, possivelmente, a primeira pessoa a testar – e melhorar – os protótipos iniciais do 550 Spyder. Após o refinamento dos detalhes, o modelo foi apresentado no Salão de Paris em 1953. O público viu, aprovou, e o sucesso arrebatador ocorreu imediatamente, já gerando encomendas no próprio evento.

Parte técnica >> Com suspensão baixinha, motor central de 4 cilindros e 1.500 cm³ (originalmente com 110 hp de fábrica, mas muito bravo após as preparações mecânicas de corrida), carroceria em alumínio e chassi ultraleve, o Porsche 550 praticamente voava sem desgrudar do chão. Era eficiente em aerodinâmica, ótimo em curvas e muito veloz nas retas, mostrando-se perfeito para competir. Em 1954, pelas mãos de Hans Herrmann, piloto alemão de Fórmula 1, ele já incomodou na famosa Mille Miglia.

Foguete >> O Porsche 550/1500RS ou Spyder ficou conhecido como o “Matador de gigantes”, dadas as vitórias que conseguiu em cima de potentes máquinas com carrocerias grandes e enormes motores V8.

A versão posterior de 1956 (que foi uma evolução do modelo, chamada agora de 550A), tinha um chassi ainda mais leve e uma rigidez torcional mais aprimorada. Esse carro saiu com opção de câmbio de 5 marchas e foi ele que deu a primeira vitória realmente significativa à Porsche num grande e respeitado evento, faturando a 1ª colocação geral da tradicionalíssima corrida italiana Targa Florio, em 1956.

Evolução >> Seu sucessor (de 1957 em diante), o Porsche 718, foi ainda mais bem sucedido, chegando a pontuar numa corrida de F1 em 1963. Um descendente direto do Porsche 550 Spyder é o atual Porsche Boxster S-550 Spyder, que traz características parecidas com as desse espetacular esportivo. O nome Spyder foi ressuscitado com o Porsche RS Spyder Le Mans Prototype.

James Dean a bordo do seu Porsche 550 Spyder. O ator faleceu nesse carro num gravíssimo acidente.

Tragédia e fama >> O Porsche 550 apelidado de “Little Bastard” (Pequeno Bastardo), carro que tinha o número de série 550-0055, ficou bem conhecido por ter pertencido ao astro do cinema James Dean, que morreu a bordo deste 550 Spyder num grave acidente em 30 de setembro de 1955.

Bonito e diferente de tudo até aquele instante, o 550 Spyder apareceu como uma revolução de eficiência e performance nos anos ´1950. Fez história nas pistas e as raríssimas unidades originais que hoje ainda resistem ao tempo custam pequenas fortunas e são altamente disputadas por colecionadores. Eu pedi um, e espero que Papai Noel me atenda… (Fotos: Google free royalties / Instagram: @acelerandoporai)