A partir do já conhecido modelo Panamera, a alemã Porsche criou uma nova (e bela) versão SW (station wagon) desse esportivo. Batizado de ´Panamera Sport Turismo´, o veículo tem 5,049 m de comprimento, 1,428 m de altura e 1,937 m de largura. A grande distância entre-eixos, um dos grandes atrativos desse carro, mede 2,95 m.
Proporções >> A partir dos pilares “B”, ou seja, desde o início das portas traseiras, o Panamera Sport Turismo apresenta um design exclusivo. O esportivo tem a linha de cintura bem pronunciada, perfis de janelas alongados e um contorno de teto, igualmente longo. A aparência da nova perua germânica é, de fato, impressionante.
Spoiler extensível e adaptável >> No topo do veículo, o teto se estende até um spoiler móvel. O ângulo dessa peça pode ser colocado em três estágios, dependendo da situação de condução e de ajustes selecionados no painel do veículo. O sistema pode gerar um ´downforce´ adicional de até 50 kg no eixo traseiro.
Movimento >> Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento de guia aerodinâmico permanece na sua posição retraída com um ângulo de menos 7 graus, o que reduz o arrasto e assim otimiza o consumo de combustível. Acima dessa velocidade, o spoiler move-se automaticamente para a posição de desempenho com um ângulo de mais um grau, aumentando assim a estabilidade de condução e dinâmica lateral. Quando o teto solar panorâmico está aberto, o spoiler ajuda a minimizar o ruído do vento.
Possibilidade de três assentos >> O novo Sport Turismo é o primeiro Porsche Panamera a apresentar uma opção de três bancos traseiros. Os dois assentos nas janelas assumem a forma de bancos individuais e, no meio, há mais uma opção para pequenos deslocamentos.
Opcionalmente ele está disponível numa configuração de quatro assentos, sendo dois individuais e ajustáveis eletricamente na parte traseira. A capacidade do porta-malas é de 520 litros e os encostos dos bancos podem ser rebaixados numa divisão 40:20:40.
Lançamento >> A nervosa perua da Porsche já pode ser encomendada desde já, mas o lançamento para o mercado europeu está programado somente para o dia 7 de outubro de 2017, com os outros mercados seguindo no início de novembro.
Cinco motores >> A nova máquina estará disponível com cinco propulsores que já são usados na linha. Veja os preços, versões e respectivas potências.
Na Alemanha os preços começam em 97.500 Euros para o Panamera 4 Sport Turismo (330 hp), 112.000 Euros para o Panamera 4 E-Híbrido Sport Turismo (462 hp), 120.000 Euros para a versão 4S Sport Turismo (440 hp), 124.000 Euros para o Panamera 4S Diesel Sport Turismo (422 hp) e 158.600 Euros para a configuração mais cara, Turbo Sport Turismo que doa 550 hp de potência máxima. (Fotos: divulgação)