buru-rodas

VW T-Roc: novo SUV compacto virá ao Brasil

24_vw troc 01

A alemã VW decidiu, finalmente, ingressar no segmento de SUVs compactos com maior força. A fabricante apresentou essa semana o “T-Roc”, seu mais novo utilitário esportivo compacto.

24_vw troc 02 24_vw troc 03

O carro já está sendo fabricado na Europa e também será, muito provavelmente, feito no Brasil na unidade de São José dos Pinhais (PR), que atualmente produz o Audi A3 sedã e o hatch Golf. O T-Roc também compartilha a mesma plataforma MQB desses dois modelos citados.

24_vw troc 04 24_vw troc 05

O segmento de SUVs de porte pequeno, como é o caso do T-Roc, deverá crescer quase 20% até o ano de 2027. No Brasil, seus maiores oponentes certamente serão o Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V, Renault Captur e Ford Ecosport. Nesses próximos dez anos, o fabricante que não tiver um modelo desse nicho, estará seriamente prejudicado perante à concorrência.

24_vw troc 06 24_vw troc 07

Logicamente, ainda não dá pra falar de preços aqui no Brasil, mas na Alemanha, por exemplo, ele deverá ser comercializado por aproximadamente R$ 75.000. Para os principais mercados europeus, o Volkswagen T-Roc terá seis motorizações que variam de volume (1.0, 1.5, 1.6 e 2.0) e potência (115, 150 e 190 hp) com opções a gasolina ou diesel e câmbio manual de seis marchas ou automático de sete velocidades.

24_vw troc 08 24_vw troc 09

O porte é muito interessante com comprimento de 4,2 m e distância entre-eixos de 2,6 m. Além disso, o design tem carisma e o planejamento estético exterior já segue o padrão adotado globalmente pela VW em outros SUVs. Da mesma maneira, a arquitetura interna capricha nos detalhes e oferece pacote tecnológico completo, com central multimídia e quadro de instrumentos configurável, bem parecido, inclusive com o da Audi.

24_vw troc 10

O T-Roc deverá ofertar versões com tração puramente dianteira ou 4X4, freios autônomos e piloto automático adaptativo. (Fotos: divulgação Volkswagen)

24_vw troc 11