buru-rodas

Golf GTD: o arisco esportivo a diesel da VW (que não vem pra cá…)

O novo Volkswagen Golf GTD surpreende pelos dados de performance e baixo consumo. Com seu motor 2.0 TDi (turbodiesel) de 200 hp, o novo carro-chefe da família a diesel do Golf está mais potente, mais eficiente e produz emissões mais baixas do que nunca. O pacote geral esportivo é complementado por recursos específicos do GTD, além de extenso equipamento padrão.

O desempenho e o consumo são impressionantes: graças ao torque de 40,7 kgf.m, o modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 7,1 segundos, atingindo velocidade máxima de 245 km/h. Segundo a VW, o consumo na estrada é de apenas 4,4 litros a cada 100 km percorridos, ou seja 22,7 km/litro de óleo diesel!

No novo motor turbodiesel do Golf, o sistema de acionamento está vinculado a dois conversores catalíticos SCR conectados em série. Este novo esquema SCR de dupla dosagem com injeção dupla de AdBlue, reduz bastante as emissões de óxido de nitrogênio em comparação com seu antecessor. A Volkswagen oferece o Golf GTD com uma caixa de câmbio automática de dupla embreagem com 7 marchas como equipamento padrão.

O design do novo VW Golf GTD incorpora carisma e esportividade. Os faróis de LED são posicionados para baixo e formam uma barra transversal marcante em conjunto com a grade. Uma linha fina em direção ao topo do capô agora se estende pela seção frontal. Uma faixa de LED reflete a linha prateada quando as luzes diurnas são ativadas ou quando o motorista se aproxima com a chave.

Como padrão, a grade do radiador é iluminada como uma continuação da faixa de LED pela primeira vez. Isso cria o design do farol completamente novo e inconfundível do VW Golf GTD. Outra característica marcante e inconfundível é a grade de entrada de ar inferior de uma só peça, tipicamente grande, em padrão de ´favo de mel´. É emoldurado externamente por uma aplicação preta, com um impressionante design em forma de asa nas laterais.

A seção lateral apresenta as atraentes rodas de liga leve Richmond de 17 polegadas. As pinças de freio são pintadas em vermelho. O Golf também tem um logo GTD na lateral da asa dianteira. O equipamento também apresenta soleiras laterais mais largas em preto – com um design divisor semelhante ao encontrado em carros de corrida. Em direção à frente, as soleiras se juntam para formar o spoiler dianteiro e na traseira eles se transformam no difusor. Um spoiler individualizado estende a linha do teto no topo do contorno.

A oitava geração do Golf tem uma seção de ombro poderosa e um design de extremidade traseira impressionante com conjuntos de luz traseira de LED padrão. O GTD também se beneficia desse design dinâmico. As letras GTD agora estão posicionadas centralmente sob o emblema da Volkswagen, em vez de no lado do motorista, como era antes.

O spoiler de teto é estendido para trás e se funde com a borda preta ao redor da janela traseira, fazendo o VW Golf GTD parecer ainda mais plano. Abaixo, o difusor esportivo distingue o GTD das versões menos potentes da linha de produtos com motor diesel. Uma outra característica distintiva do Golf GTD: as ponteiras de escape gêmeas do sistema de escapamento dispostas no lado esquerdo.

Quem abrir as portas no novo Golf GTD notará imediatamente os bancos dianteiros esportivos premium com apoios de cabeça integrados. Destaques prateados integrados com a assinatura GTD se incorporam ao tecido dos bancos. O volante esportivo coberto com couro perfurado também indica aos motoristas que eles estão ao volante de um Golf GTD. O modelo traz o Digital Cockpit padrão com tela de 10 polegadas. O botão de partida & parada do motor pisca em vermelho até que o condutor ligue o carro.  As aplicações no interior do veículo apresentam uma aparência esportiva de fibra de carbono.

Uma série de funções, sistemas de assistência e conveniência completam os abrangentes recursos do Volkswagen Golf GTD. Isso inclui seleção de perfil de direção, direção progressiva, bloqueio de diferencial eletrônico XDS, display de sinalização dinâmica de trânsito, controle de voz e interface de telefone celular com função de carregamento indutivo (sem fio). A tecnologia Car2X, que permite aos veículos avisar uns aos outros dos perigos, e o sistema de controle de faixa Lane Assist garantem maior segurança. (Divulgação: VW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)