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Os diversos tipos de carrocerias automotivas e seus nomes pra lá de estranhos!

Mesmo ao longo de muitos anos, padrão básico dos desenhos e nomenclatura continuam praticamente os mesmos

Uma das coisas que aprendi sobre o mundo automotivo com os geniais jornalistas Zé Luiz Vieira e José Roberto Nasser, preciosos amigos, é que o design dos veículos, tais quais os traços das roupas e seus modismos, evoluem naturalmente com o passar do tempo. As razões são óbvias: descoberta e uso de novos materiais, demanda do público, segurança e conforto. Os famosos ´rabos de peixe´, por exemplo, imortalizados principalmente pela Cadillac, não foram exclusividade somente dessa marca norte-americana, pelo contrário: diversos fabricantes também foram adeptos dessa tendência que marcou época (anos ´1950/60). Um pouco mais atrás, pelos idos de ´1920 e ´30, comprar um veículo de luxo na Europa era uma atividade que demandava meses, caso houvesse o pedido de algum ´opcional´. E uma das escolhas para firmar a exclusividade da compra era o modelo da carroceria. Muitos fabricantes confiavam esse trabalho às garagens profissionais especializadas em criação e construção de tipos de estruturas. Foi assim que surgiram os primeiros ´estúdios´ focados somente em personalizar projetos. Naquela época, a madeira prevalecia ante outros materiais metálicos como o ferro, aço e alumínio. Dentre fabricantes já extintos, outros seculares e tantas pequenas ´fabriquetas´ de feitura ou apenas montagem de carros, apesar da extensa literatura principalmente em língua inglesa, é impossível qualificar e quantificar todos os tipos de carrocerias que já existiram. Como curiosidade e em ordem alfabética, a seguir algumas das mais conhecidas do público apaixonado por carros!

Buggy: em 1964, o norte-americano Bruce Meyers, veterano da 2ª Guerra Mundial e piloto de corridas, criou o ´Meyers Manx´, um veículo leve desenvolvido a partir do chassi do Fusca encurtado em quase 40 cm, e com a mecânica desse mesmo Volkswagen. Nascia, para nós brasileiros, o ´Bugre´. Esse nome inclusive foi uma marca de ´buggies´ no Brasil.
Conversível ou cabriolet: qualifica-se todo carro que tem um teto retrátil ou removível, seja ele de tecido ou de metal, desde que, quando com o teto abaixado, as colunas ´B´ e ´C´ não existam ou desapareçam para dentro da carroceria. Esse impactante Audi S5 (ano 2012) é um belo conversível.
Cupê ou coupé (do francês): carrocerias geralmente apenas com duas portas e que tragam uma linha de teto com caimento suave até a parte traseira do carro. Também há cupês com quatro portas, mas são mais raros.

Flower car: muito característico nas empresas funerárias norte americanas, por transportar caixões de defuntos e ter o teto ornamentado com flores em homenagem ao(s) falecido(s). Firmas de plantas também utilizam esse tipo curioso de carroceria.

Minivan ou veículo multiuso: como o nome já diz, a versatilidade dessa carroceria considerada de apenas um volume (monovolume) é o seu ponto forte. Pode vir configurado apenas para passageiros ou apenas para o transporte de cargas. Uma ´microvan´ é a menor das Minivans.
Furgão: veículo de carga com carroceria monovolume, normalmente com apenas uma fileira de assentos (para motorista + 1 ou + 2 passageiros) e sem janelas laterais na parte traseira. Existem furgões sem portas frontais para entregas rápidas de encomendas, como jornais e garrafas de leite… (coisas em extinção!)
Hatchback: carros com carroceria de dois volumes (teto e capô) com uma grande porta traseira que, geralmente, abre para cima. O belo Peugeot 208, por exemplo, possui carroceria hatch.

Hearse: tipo de carroceria que advém do desenho de uma perua (station wagon), mas apropriada somente para transportar caixões com cadáveres… Diferentes dos ´flowers cars´.

Limousine ou limusine: veículo de alto luxo feito para ser conduzido por um chofer e que oferece, algumas vezes, uma divisória entre o compartimento do motorista e o ambiente dos passageiros. Na maioria das ocasiões, essa carroceria alongada é derivada de um sedã. Mercedes-Maybach oferece carrocerias do tipo ´limusine´.

Panel van ou van de painel: pequeno caminhão ou picape de porte grande com a parte traseira fechada, mais ou menos como um SUV (veículo utilitário esporte), só que direcionado apenas para cargas e trabalho.

Pickup ou picape: carroceria com dois volumes, com caçamba traseira aberta, podendo ter porte pequeno, médio ou grande. Inicialmente, os projetos de picapes visavam somente o transporte de cargas, mas com o passar do tempo, as picapes ganharam cabines duplas e tornaram-se praticamente carros de passeio de uso cotidiano com bastante conforto.

Roadster: carro aberto com carroceria cupê ou sedã, geralmente com apenas dois lugares e com desenho esportivo, mas, diferentemente de um conversível, ele não tem capota, ou seja, não possui proteção contra a chuva, sol ou o vento. Dizem que os roadsters serviram como base para a criação dos conversíveis.

Sedan ou sedã: fácil de ser identificado, o sedã sempre tem carroceria de três volumes (capô, teto fixo e compartimento de porta-malas, tudo separado. Pode ter duas ou quatro portas. Toyota Corolla é vendido no Brasil com a carroceria tipo sedã.

Shooting-brake: carroceria que confunde-se com uma perua (station wagon) pela sua disposição de volumes, só que traz muito mais esportividade no seu conceito e concepção construtivos.

Station wagon ou estate car (ou carrinha, em Portugal): veículo com estrutura de dois volumes e tem como característica principal a grande capacidade do porta-malas e a modularidade na disposição dos assentos.

Targa: é considerado quase um conversível, com a diferença que possui pilares ´A´, ´B´ e ´C´ sempre fixos (imóveis) na carroceria, mas o teto (que pode ter acionamento elétrico ou manual) é removível ou pode ficar embutido na estrutura traseira do carro. Espetacular Porsche 911 Targa com seu estilo inconfundível.

Segundo a Wikipedia, há, ainda os seguintes tipos de carrocerias: Baquet; Barchetta; Berlinetta; Cabrio coach; Coupé de ville; Sedanca de ville; Town car; Hardtop; Landaulet; Phaeton; Roadster utility; Runabout; Torpedo e Touring. E aqui no Brasil a divisão dá-se desse jeito: Hatch (compacto e subcompacto); SUV (compacto, médio e grande); Crossover; Cupê; Fastback; Picape (leve/leve-média/média e grande); Sedã (compacto, médio e grande); Minivan (ou monovolume) e Utilitário leve. (Fotos: Google free royalties / Instagram: @acelerandoporai.com.br)