Hyundai revela o Ioniq 6, seu novo sedã com propulsão totalmente elétrica

Moderno e com design diferenciado, modelo ainda não teve as especificações técnicas divulgadas

A Hyundai fundou recentemente a Ioniq, sua marca destinada a fabricar somente carros elétricos. O novo empreendimento já gerou o Ioniq 5 e agora a empresa sul-coreana apresentou o Ioniq 6, um carro exibido como sedã de quatro portas, mas como se pode verificar, tem um caimento traseiro típico de cupês esportivos.

Inclusive a ousadia estética não teve limites nesse caso, já que o Ioniq 6 exibe dois pequenos aerofólios apelidados de ´bico de pato´, detalhe usado em alguns Porsches 911, principalmente dos anos ´1970.

A Hyundai enaltece o futurismo das linhas externas e a amplitude e a modernidade da cabine, que traz duas telas de 12 polegadas e também outro espaço que congrega o sistema de som. Perceba que os retrovisores externos são bem fininhos. Na realidade, são câmeras externas que capturam e retransmitem as imagens do lado de fora, numa tela no cockpit.

Outro detalhe destacado pela Hyundai é o baixíssimo coeficiente aerodinâmico do modelo. Com Cx de apenas 0,21, o Ioniq 6 tem a frente muito baixinha e, consequentemente, encontra pouca resistência do ar, o que é fundamental para a economia de energia do seu pacote de baterias.

O Ioniq 6 foi inspirado no “Prophecy EV Concept”, um carro-conceito apresentado em 2020. A Hyundai não divulgou quase nenhum detalhe técnico do novo veículo, a não ser que ele será montado, também, na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), a mesma que atende ao Ioniq 5.

Se a estrutura não for tão diferente, o Ioniq 6 deverá ter opções de tração 4X2 e 4X4, com potência variável entre 224,8 e 321,5 hp. (Fotos: divulgação Hyundai & Ioniq / Instagram: @acelerandoporai.com.br)