Vinte anos após a introdução do modelo CC8S (1º carro de produção da Koenigsegg), o instigante Koenigsegg CC850 foi apresentado recentemente em Pebble Beach no ´The Quail´, para um seleto grupo de jornalistas e clientes da indústria automotiva de alto luxo.
Essa máquina é uma releitura contemporânea do Koenigsegg CC8S. É também uma dupla homenagem à marca Koenigsegg, que comemora 20 anos de produção de veículos, bem como o 50º aniversário do fundador e homônimo da empresa, Christian Von Koenigsegg. A produção do CC850 será limitada a apenas 50 carros.
A ´missão´ do CC850 é oferecer a experiência de condução mais pura e fundamentalmente divertida que qualquer Koenigsegg entregou até agora. Embora visualmente a inspiração do CC8S seja aparente, o trem de força, o motor e os recursos do CC850 são moderníssimos!
O propulsor V8 biturbo de 5,0 litros do CC850 foi projetado e construído pela própria marca. É o motor mais responsivo e rápido possível, com uma ´assinatura´ auditiva impressionante. A força é estonteante: esse V8 flex entrega 1.185 hp quando abastecido puramente com gasolina ou 1.385 hp quando ele bebe somente etanol.
Seu torque também é inacreditável: 141,2 kgf.m! Assim como no icônico Koenigsegg ONE:1 lançado em 2014, o CC850 também atinge uma relação potência/peso de 1:1 com 1.385 hp e um peso bruto de 1385 kg.
O que torna o Koenigsegg CC850 verdadeiramente único e focado no condutor é o seu revolucionário sistema de mudança de marchas ´ESS´, que permite diferentes relações de transmissão dependendo do modo de condução, proporcionando experiências personalizadas com base no uso da estrada ou da pista.
Mas não é somente isso que realmente diferencia o CC850. Associada a um pedal de embreagem, a caixa de transmissão pode funcionar de maneira manual com 6 velocidades e também como um câmbio automático de 9 marchas com trocas rápidas e suaves.
A parte externa apresenta um elegante design nórdico com rodas no estilo ´disco telefônico´ e lanternas traseiras triplas, tudo inspirado nos detalhes dos primeiros modelos da Koenigsegg. O interior possui uma estética de design simétrica e minimalista semelhante ao CC8S. Esta simetria torna práticas as adaptações para versões com volante à esquerda ou à direita.
O volante redondo, o câmbio com janela aberta com seus componentes mecânicos expostos e o cronômetro analógico mostram o trabalho de precisão feito no CC850. No geral: um belo espetáculo da engenharia sueca! (Fotos: divulgação Koenigsegg / Instagram: @acelerandoporai.com.br)