Desde 2010

buru-rodas

Novo BMW M2 virá do México com motorização 3.0 biturbo e 453 cv de força!

Esportivo compacto de duas portas ganhou reformulação visual e está bem mais forte que a 1ª geração

Ele ainda não tem a fama do Porsche 911 ou do Nissan Z e nem gera tanto fascínio quanto o Subaru WRX STi, mas não deve nada a nenhum desses três ícones muito mais conhecidos no mercado. A segunda geração do magnífico BMW M2 já foi exibida pela marca alemã, mas as vendas somente deverão começar no primeiro trimestre de 2023.

O que mudou? >> O modelo compacto de duas portas ganhou uma reformulação estética geral e agora está mais alinhado ao padrão de design global da fabricante germânica. Na frente, grade maior e entradas de ar mais proeminentes. Nesse caso, mudanças no estilo, mas também funcionais, pois o carro precisa “respirar” mais para dar conta do fôlego do motor de 6 cilindros em linha, que agora entrega 453 cv de força máxima.

Mais forte >> A unidade ´twin turbo´ (biturbo) de 3,0 litros (3.000 cm³) está 48 cv mais potente que a primeira geração e o torque subiu para respeitáveis 56,1 kgf.m. Só pra você ter uma ideia da força desse propulsor: a 1ª Mercedes-AMG C63/V8 que testei, tinha ´apenas´ 38 kgf.m de torque…

Esportividade >> A essência desse carro é o tal do ´amor bandido´: muito torque em todas as faixas de rotação, retomadas estonteantes, amplitude de frenagem magnífica e um estilo arrebatador que somente a BMW consegue entregar. O desenho da traseira é a síntese disso tudo: quatro saídas de escape proeminentes, para-choque que funciona como adendo aerodinâmico e tampa do porta-malas escultural!

Por dentro >> Logicamente, muito bem equipado, o novo BMW M2 tem uma seção multimídia curva no painel que é formada por um par de telas de 12,3 e 14,9 polegadas. O modelo pode ser conduzido com câmbio manual de 6 marchas (equipamento padrão) ou com transmissão automática (M Steptronic) de oito marchas.

O painel de controle oferece regulagens específicas de condução que adaptam ao gosto do ´piloto´ as reações da direção, suspensão e respostas de motor e câmbio.

No geral… >> A linda máquina chegará do México (fábrica de San Luis Potosí) ofertando estilo, alta performance e largo espectro tecnológico. Acelera de 0-100 km/h entre 3,9 e 4,1 s (manual/AT) e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h, podendo chegar aos 284 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package.

O teto pode vir em fibra de carbono (eliminando 6 kg do conjunto) e também há bancos tipo concha ´M Carbono´ como opcional. (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)