Existem alguns pontos que julgo fundamentais num projeto automotivo: conforto de suspensão, silêncio na cabine e posição de dirigir. São exatamente esses os maiores trunfos do novo Citroën C3, carro recentemente lançado no mercado nacional para concorrer no segmento de hatches compactos. O modelo – fabricado no Brasil – tem quatro oponentes muito bem posicionados: Fiat Argo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e também o veterano Renault Sandero.
Que projeto é esse? >> Como você já sabe, a Citroën hoje é uma das empresas integrantes do conglomerado ´Stellantis´ e a terceira geração do C3 foi preparada tanto para manter o sucesso das duas anteriores, quanto para reaquecer, especialmente no Brasil, o posicionamento da famosa marca Citroën.
Fiat e Peugeot também estão debaixo desse mesmo poderoso guarda-chuvas. A plataforma ´CMP´ do C3 é praticamente a mesma do Peugeot 208, assim como as quatro primeiras versões do catálogo trazem motorização 1.0 de 3 cilindros (família Firefly) da Fiat.
Gêmeos não idênticos… >> Em comparação ao C3 fabricado e vendido na Europa, o daqui e também o do mercado indiano são nitidamente mais simplórios em termos de acabamento. A começar pela chave comum de ignição (que traz apenas as funções de destravar e travar o veículo), o hatch de origem francesa, apesar dos bons encaixes e da qualidade dos materiais, tem muito plástico no acabamento interno e outros detalhes espartanos saltam aos olhos nesse aspecto: o ´sopro´ do ar-condicionado é barulhento mesmo na posição 1 dentre 4 graduações de velocidade da ventilação. O tecido dos assentos merecia uma cobertura mais elegante e o painel de instrumentos é minúsculo, totalmente digital e com pouquíssimas funções.
Além disso, nem a versão de topo oferece chave ´canivete´ e um simples ´piloto automático´ para ajudar em períodos longos na estrada. Outro ponto realmente estranho é a vareta de medição do óleo do motor, que mais se parece com um frágil cabo de aço fininho. Um VW Fusca dos anos ´1940 tem uma vareta mais digna do que a do C3. Esses detalhes são frustrantes, mas há outros que fazem o contrapeso nessa balança.
O que me agradou no Citroën C3? >> Esse hatch compacto resgatou a essência mais pura da marca Citroën: a maciez ao rodar. As suspensões são extremamente aveludadas e isso faz uma diferença enorme tanto em percursos urbanos quanto em viagens. Além de muito confortável para o seu padrão de preço e tipo de segmento, o C3 tem um isolamento acústico bem acima da média: não entra ar pelas vedações das portas dianteiras e esse detalhe minimiza o stress do caos urbano.
A direção elétrica é levíssima em manobras de baixa velocidade e firme nas altas rotações. Complementando o pacote de vantagens, a posição de dirigir elevada favorece demais a segurança nos longos percursos e nas ultrapassagens.
Motorização >> O novo Citroën C3 pode vir com dois tipos de motores aspirados e duas opções de câmbio. A unidade (Fiat) 1.0 Firefly/flex de 3 cilindros entrega 75 cv de força. Já o propulsor flex 1.6 de 4 cilindros em linha, doa 120 cv de força máxima e 15,7 kgf.m de torque. O câmbio manual é de 5 marchas e o automático oferece seis velocidades.
O que ele mereceria? >> Avaliei a versão de topo ´Feel Pack 1.6´ automática. Seguramente, mais 30 cv nesse motor elevaria a moral da tropa de um jeito sensacional! Como uso um carro turbo no meu dia a dia, senti falta daquela reserva de potência, daquela sobra de força que traz tranquilidade em subidas e ultrapassagens. Um sistema de ar-condicionado digital e um melhor conjunto de som também seriam bem-vindos.
Também acho que as abas laterais dos assentos dianteiros deveriam ser mais proeminentes para segurar melhor o corpo nas curvas. No geral, me surpreendi demais com o silêncio ao rodar e o conforto a bordo. O trabalho aerodinâmico desse carro compacto é fabuloso e merecedor de elogios. No mais… estilo frontal impactante e posição de dirigir que não cansa. Poucas vezes – entre centenas de carros testados – vi um hatch compacto tão equilibrado.
Quanto custa? >> Com 3,98 m de comprimento, 2,54 m de distância entre-eixos, 1,60 m de altura, 1,73 de largura, porta-malas com 315 litros de capacidade, 18 cm de altura mínima livre do solo, o novo Citroën C3 é oferecido nas seguintes versões e preços: C3 Live 1.0 MT (R$ 68.990); C3 Live Pack 1.0 MT (R$ 74.990), C3 Feel 1.0 MT (R$ 78.990); C3 1.0 First Edition (R$ 83.990); C3 Feel 1.6 MT (R$ 86.990); C3 Feel Pack 1.6 AT (R$ 93.990) e C3 First Edition AT por R$ 97.990. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)