Incluindo nos festejos do 60º aniversário da marca, a Automobili Lamborghini apresentou o Revuelto, seu primeiro superesportivo 6.5/V12 híbrido plug-in HPEV (High Performance Electrified Vehicle).
O modelo define um novo paradigma em termos de desempenho, esportividade e prazer de dirigir com sua inédita arquitetura; design espetacular e aerodinâmica de máxima eficiência.
Segundo os dados técnicos fornecidos pela Lamborghini, a máquina oferece potência máxima de 1.015 cv, que é fornecida pela força combinada de um motor de combustão totalmente novo, junto com três motores elétricos. Também é a primeira vez que essa marca italiana utiliza uma caixa de câmbio de dupla embreagem a um propulsor de 12 cilindros.
O trem de força combina elementos de alta potência específica: o novo motor a combustão de 127 cv/litro funciona em sinergia com dois propulsores dianteiros de fluxo axial que fornecem uma excelente relação peso/potência, com mais um motor elétrico de fluxo radial. As três unidades elétricas são alimentadas por uma bateria de íons de lítio de alta potência específica (4.500 W/kg) que também oferece suporte a um modo de acionamento totalmente elétrico.
A fibra de carbono, produzida artesanalmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, é o principal elemento estrutural do novo carro, usado não apenas na monofuselagem e no quadro, mas também em muitos elementos da carroceria. O uso extensivo dela e de outros materiais leves, combinado com a enorme potência dos motores, contribuiu para se atingir a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1,75 kg/cv!
O novo Lamborghini Revuelto combina esses atributos para oferecer números de desempenho no pico de seu segmento: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e velocidade máxima de pouco mais de 350 km/h.
Esses números combinam com seu dinamismo excepcional graças à introdução de vetorização de torque elétrico e tração nas quatro rodas disponível também no modo de direção totalmente elétrica, garantindo que o superesportivo expresse suas qualidades amplificadas tanto na pista quanto na direção diária.
A máquina vem calçada com pneus Bridgestone Potenza Sport nas medidas 265/35 ZRF20 no eixo dianteiro e 345/30 ZRF21 no eixo traseiro.
O fabricante ainda não divulgou o valor oficial do carro, que começará a ser entregue no final desse ano, mas, pelo preço do último Lamborghini Aventador (que era vendido por US$ 500.000), o Revuelto deverá ser ofertado na Europa por uns US$ 600.000, o que daria na cotação de hoje, aproximadamente, R$ 3 milhões. (Fotos: divulgação Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai.com.br)