A chamada ´Estratégia Accelerate´ é o plano em andamento da Volkswagen em busca de se tornar um fabricante automotivo com ´zero emissão´ de gases poluentes. Sua vitrine para isso é o portfólio de veículos da família ´ID´, que atualmente possui 6 modelos disponíveis e já teve mais de 600 mil unidades vendidas de 2019 até agora. O ID.3 (que foi o seu 1º veículo elétrico baseado na plataforma MEB), chega à 2ª geração. O hatchback compacto recebeu leves alterações no design externo, novos materiais de acabamento na parte de dentro, ampliação da paleta de cores, afinação na aerodinâmica e modernizações no sistema de segurança.
Mais eficiência >> Para minimizar o arrasto do ar, o modelo ganhou novas entradas frontais. Além disso, ele tem uma ´persiana´ na dianteira que se abre apenas quando as unidades de energia precisam de resfriamento.
´Tapa´ na decoração >> Na questão do estilo, para dar uma impressão de maior volume da carroceria (+ alongamento visual), o ID.3 agora traz grandes superfícies pintadas que destacam os contornos do novo para-choque e capô. Grupos ópticos frontal e traseiro de LED também foram otimizados para garantir melhor visibilidade na estrada.
Medidas >> O novo ID.3 tem 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,56 m de altura e, como o seu antecessor, a segunda geração também impressiona com uma longa distância entre-eixos de 2,77 m.
Novos materiais >> Dentro do foco da sustentabilidade, o ID.3/2024 oferece interior totalmente livre de tecido de origem animal. A VW começa a utilizar nos acabamentos das portas e revestimentos dos bancos o ´Artvelours Eco´, uma microfibra reciclada de resíduos plásticos que já foram descartados pelo menos uma vez.
Mais tecnologia >> Já o sistema de infoentretenimento é simplificado e intuitivo. São dois expositores independentes: um display compacto com uma tela de 5,3 polegadas (13,4 centímetros) é operado por meio de controles de toque no volante multifuncional. E há outra tela (12 polegadas) para o sistema de navegação, funções de celular, mídia, sistemas de assistência e configurações do veículo. Os comandos funcionam por toques ou pelo som da voz.
Além de informações sobre a velocidade e outras funções do veículo, o head-up display de realidade aumentada também oferece instruções de navegação ativas e dinâmicas que são refletidas no para-brisa. O novo ID.3 vem com excelente conectividade de série. Por exemplo: o Smart Electric Vehicle Route Planner foi atualizado e aprimorado para viagens mais longas. Isso programa as paradas de carregamento para que o destino possa ser alcançado o mais rapidamente possível usando informações e previsões de tráfego atuais, além do nível de carga da bateria.
Funções extras >> O Travel Assist tem um papel fundamental nos sistemas de direção assistida. Em combinação com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) para controle longitudinal do veículo de 0 km/h até a velocidade máxima e Lane Assist para controle lateral, este sistema de assistência ao motorista pode fazer uso de dois modos comprovados que são totalmente integrados um ao outro no ID.3. Ao dirigir em rodovias, o Travel Assist também pode auxiliar ativamente nas mudanças de faixa, se desejado. A partir de velocidades de 90 km/h, o sistema de assistência oferece ao motorista uma mudança automática de faixa no cockpit digital se a área relevante ao redor do veículo estiver livre. Se o motorista tocar no sinal de direção, o novo ID.3 pode realizar a mudança de faixa de forma independente.
Segurança >> Com a integração de dados de navegação e reconhecimento de sinais de trânsito, o novo ID.3 também se adapta dinamicamente ao ambiente ao seu redor. Com a tecnologia V2X, a Volkswagen está levando a segurança a um nível totalmente novo. Dados de veículos compatíveis da frota Volkswagen e sinais de infraestrutura em um raio de até 800 metros podem ser interpretados em frações de segundo, alertando o motorista sobre perigos, acidentes e trânsito parado.
Propulsão >> O modelo 100% elétrico continua com a motorização localizada na parte traseira, mantendo a tração nas rodas de trás do mesmo jeito que na 1ª geração. A unidade fornece potência de 150 kW (204 cv) e torque máximo de 31,6 kgf.m.
Baterias e autonomia >> O ID.3 está disponível com dois tamanhos de bateria diferentes: 58 e 77 kWh que entregam autonomia de 426 km e 546 km, respectivamente. Segundo os dados técnicos divulgados pela VW, mesmo após oito anos de operação ou quilometragem de 160.000 quilômetros, a bateria ainda conserva pelo menos 70% de sua capacidade líquida original e seu recarregamento de 0 a 80% pode ser feito em 35 minutos numa central com capacidade de carregamento de até 120 kW. (Imagens: divulgação Volkswagen / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Volkswagen e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)