Não é de hoje que se escuta falar na descontinuação do Golf, veículo de maior sucesso da Volkswagen em todos os tempos, mas essa especulação jamais teve fundamentos sólidos, até porque essa marca alemã não abriria mão de um produto tão bem sucedido, espécie de chancela de qualidade sobre quatro rodas.
Certamente, isso não acontecerá, mas as coisas evoluem e, no caso do universo automotivo atual, as tendências levam para projetos com conjuntos motrizes 100% elétricos. Thomas Schafer (CEO da Volkswagen), durante entrevistas no IAA Mobility 2023 (Salão de Munique, evento alemão que vai até o dia 10/9), declarou que a nova família do Golf (já a partir de 2025) será chamada de ID.Golf, ou seja, haverá uma ampliação do uso da plataforma elétrica MEB que, no caso da linha Golf, será a arquitetura melhorada ´MEB-Plus´.
Num momento inicial, o compacto ID.2 deverá chegar como o primeiro Golf 100% elétrico de uma novíssima geração, mas trazendo apenas tração no eixo dianteiro. Posteriormente, uma versão GTI (esta que está sendo exibida em Munique e que você acompanha nas imagens), chegará com tração integral (4X4) e com todos os atributos estéticos e de performance que sempre caracterizaram a linhagem GTI do Golf.
E uma das vantagens de desempenho desse possível ID.Golf GTI, será a possibilidade do uso mecânico personalizado, que envolve muitos tipos de ´comportamento´ da motorização elétrica, mais facilmente manipulada eletronicamente do que um veículo com motor a combustão, ampliando as capacidades dinâmicas do carro, como por exemplo, liberação de potência, ampliação do torque ou desbloqueio da velocidade máxima.
Um ID.Golf GTI com inúmeros perfis de utilização, certamente será tão interessante quanto um veterano Golf GTI acostumado a beber somente gasolina. E você: gosta do silêncio discreto dos carros elétricos ou prefere o ronco instigante dos motores a combustão fóssil…? (Imagens: divulgação Volkswagen / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Volkswagen e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)