:::::
QUEM DIRIA… A BMW interrompeu a produção de motores a combustão na sua fábrica em Munique. Está fazendo reforma geral para reabrir com unidade fabril apenas para veículos elétricos. Nesse local, a marca alemã já produziu motores de 4, 6, 8 e 12 cilindros. Depois de 60 anos de atividade, de maneira romântica (o ´Romantismo´ nasceu na Alemanha, século XVIII…), a empresa encerrou o ciclo com a fabricação de uma unidade V8 puramente a gasolina.
UM PENSAMENTO: Eu acredito que ainda há petróleo para ser extraído das profundezas do queijo suíço chamado Terra durante uns 50 anos, ou seja, haverá espaço de convívio entre os elétricos e os veículos tradicionais com motores a combustão.
OUTRO PENSAMENTO: Imagino, também, que a chamada ´Era Puramente Elétrica´ somente estará consolidada no dia em que um avião comercial com propulsão 100% elétrica e do tamanho de um Boeing 777, consiga decolar suportando 100 toneladas de carga e realizando um voo direto – sem escala de reabastecimento – por (pelo menos) 12 horas. Por enquanto… salada mista pra todo mundo!
MI MI MI… A Inglaterra (berço da propaganda), por intermédio da sua entidade “ASA” (Autoridade de Padrões de Publicidade) está começando a punir, ridiculamente, marcas de automóveis que exibem seus modelos off-road (picapes, principalmente) em propagandas e expostos em ambientes naturais (rios, riachos, estradas de terra, dunas, etc). A Land Rover e a Toyota já tiveram publicações proibidas.
QUAL É A BRONCA? A alegação da instituição regulatória inglesa está focada na possibilidade de que algumas peças publicitárias possam instigar o uso de veículos off-road em situações de depredação da natureza… Pelo amor de Deus! Esse povo não tem o que fazer? Deveriam medir a quantidade de água gasta pela indústria de tintas, por exemplo, ou verificar todas as emissões de CO2 e outros gases tóxicos emitidos pelos aviões (comerciais e militares) que estão, nesse instante, cuspindo na atmosfera por aí…
MAIS TECNOLOGIA: Gigante francesa Michelin, uma das mais tradicionais fabricantes de pneus do mundo, exalta a chegada do seu novo produto, o ´Starcross 6´, para ser utilizado no motocross. Segundo a marca, o inédito composto proporciona 16% mais de tração e é 19% mais resistente que o Starcross 5.
MENOS ACIDENTES: A inteligência artificial já está a serviço das autoridades de trânsito, e de forma preventiva. Agora, será possível analisar os dados disponíveis sobre uma região e prever locais e horários com maior risco de ocorrer colisões e outros desastres automobilísticos. Trata-se do Antecipa – Tráfego Inteligente, ferramenta lançada esta semana pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
COMO FUNCIONA? Desenvolvido pela Senatran em parceria com Ambev e Falconi, o mecanismo permitirá um melhor planejamento viário de acordo com um mapeamento dinâmico de áreas de alto risco em municípios e rodovias que utilizarem a tecnologia. Tendo por base o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o Antecipa é capaz de analisar uma imensa quantidade de dados de modo a oferecer uma previsão de locais e horários nos quais existe uma tendência maior de ocorrer acidentes.
MAIS CHINA: Omoda e Jaecco, duas novas marcas automotivas chinesas, chegarão ao Brasil em 2024 atuando em operação conjunta, formando a Omoda|Jaecoo. Segundo o jornalista Caio Morgatto Gomes (relações públicas da empresa no país), serão lançados no próximo ano três novos modelos com motorizações híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica. A previsão é de que, até o final de 2024, a Omoda chegará em mais de trinta países e a Jaecoo estreará em mais de dez praças.
COMEÇOU: A Mercedes-Benz iniciou a produção de ônibus elétricos em série na sua moderna Fábrica 4.0 de São Bernardo do Campo (SP) e já começou a entregar as unidades aos clientes. O chassi de ônibus elétrico urbano “eO500U” foi totalmente desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do país e da América Latina.
TAMBOR SEM CUBO: ZF Aftermarket lançou um ´tambor´ de freio sem cubo TRW para aplicação na marca General Motors. O novo produto atende aos modelos Tracker 1.0 e Tracker 1.2 (ano 2020) no eixo traseiro.
GRANDE NEGÓCIO: Hyundai Transys (fabricante de componentes automotivos pertencente ao Hyundai Motor Group), começou a fornecer sistemas de transmissão ao Grupo Volkswagen num negócio firmado de aproximadamente US$ 540 milhões. A Hyundai Transys fornece motores, caixas de transmissão e assentos aos veículos da Hyundai. Agora está expandindo os seus negócios com outras marcas automotivas.
OUTRO BOM NEGÓCIO: Hyundai Motor Company investirá US$ 84 milhões na Índia para construir a primeira parte de uma fábrica de baterias para veículos. A unidade na cidade de Chennai será erguida até 2025 e terá capacidade inicial para 75 mil baterias/ano.
HÁ VAGAS: Quem quiser concorrer a uma das 60 vagas oferecidas pelo Ford <Enter>, programa de formação profissional que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia, ainda tem chance. As inscrições para a terceira turma do curso de programador em front-end terminarão nesta sexta-feira (24/11). Interessado? Acesse: https://www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter/
NAS NUVENS: BMW lançou a sua atualização remota de software no Brasil. Com isso, seus carros ganharão novas funcionalidades que serão instaladas sem a necessidade de serviço numa concessionária e sem custo para o cliente. Interface do sistema operacional, melhorias nas informações do head-up display e modo mais eficiente para o novo BMW i7 estão entre as novidades.
GENTE: A Marcopolo anuncia Caio Doi como novo Diretor de Gestão de Pessoas. Com mais de 20 anos de experiência, o executivo tem passagens por empresas dos segmentos automotivo, financeiro, tecnologia e bens de consumo, no Brasil e no exterior, e é formado em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FAE Business School. Na Marcopolo, Caio conduzirá as equipes de Recursos Humanos, com foco na transformação cultural e no desenvolvimento de um RH globalizado.
AGENDA: No próximo domingo (26/11) acontecerá o GP de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina. É a 22ª e última corrida do ano na Fórmula 1, categoria automobilística mais famosa do mundo. Largada prevista para às 10h (horário de Brasília).
RIA, SE PUDER… Grande amigo-irmão, engenheiro mecânico de alto quilate, disse uma coisa certa: com tantos congestionamentos, as ruas e estradas tornaram-se enormes estacionamentos com dezenas (até centenas!) de quilômetros de extensão, já que hoje em dia se passa mais tempo parado no carro do que rodando no asfalto… Errado ele não está!
CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> Se você quer um bom serviço, sirva-se sozinho. (Ditado espanhol)
Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai.com.br