::::
FORA DO PRAZO: mais de 1 milhão de motoristas profissionais das categorias C, D e E devem ser multados nos próximos dias pela falta do exame toxicológico, segundo números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O prazo para os condutores com carteiras que vencem entre janeiro e junho terminou em 30 de abril. Outros 2 milhões com CNH com vencimento entre julho e dezembro, podem fazer o teste até o dia 31 de maio.
AÇÃO: a Ford uniu esforços com a Cruz Vermelha e a Aldeias Infantis SOS para ajudar a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul com uma série de ações. Como parte da campanha SOS Rio Grande do Sul, a empresa fez uma doação de US$ 50 mil e está realizando o empréstimo de veículos para essas organizações, além de promover a arrecadação de água, alimentos, itens de higiene e roupas em parceria com colaboradores e sua rede de concessionárias.
FREIO: a Nissan interrompeu os planos de desenvolvimento de dois novos sedãs 100% elétricos. A marca japonesa já tinha anunciado que expandiria a sua linha de carros elétricos nos Estados Unidos, mas, sentindo que a procura global por veículos elétricos diminuiu nos últimos 7 meses, agora decidiu reavaliar os seus planos de eletrificação, concentrando-se mais em modelos híbridos.
AUTÔNOMO: a Scania iniciou as vendas de caminhões de mineração autônomos para auxiliar operações mais seguras e sustentáveis. A marca sueca já está fabricando um modelo basculante pesado autônomo de 40 toneladas. As primeiras vendas já foram feitas e as entregas estão previstas para 2026. A Austrália será o primeiro mercado a receber essa novidade.
SOBE: o ano começou de forma positiva para o setor de máquinas rodoviárias. O primeiro quadrimestre fechou com volume de 10.834 unidades vendidas no atacado, uma elevação de 12,8% sobre os negócios fechados no primeiro terço do ano passado. As vendas no atacado refletem as primeiras duas fases do PAC e algumas licitações públicas realizadas no início do ano, além dos reflexos iniciais dos negócios fechados na feira M&T Expo, realizada em São Paulo, em abril.
MAIS DADOS: o balanço do quadrimestre da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também apurou as exportações de máquinas rodoviárias, que incluem tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, minicarregadeiras e manipuladores telescópicos. O volume de 4.359 unidades exportadas no quadrimestre foi 13,6% inferior ao do mesmo período do ano passado.