O agradabilíssimo Nivus, SUV compacto com a melhor posição de dirigir do mercado. Confira o test-drive

Projeto brasileiro lançado por aqui em junho de 2020, o discreto Volkswagen Nivus é uma pérola perdida no oceano de utilitários esportivos de porte compacto. Seus três principais pontos positivos são a posição de dirigir (mais confortável e ergonomicamente bem acertada do segmento), o silêncio ao rodar e o ótimo ajuste de suspensão, focado na suavidade.

Estilo >> Com carroceria de dois volumes, o Nivus tem um dos desenhos mais interessantes, com destaque para o elegante caimento cupê que ´amacia´ as linhas da coluna ´C´, trazendo ao carro um ar de modernidade e que evita o envelhecimento. Perceba que ele tem o mesmo design da época do seu lançamento e ainda continua bem atualizado. No final desse ano, deverá sofrer alterações de estilo.

Conjunto mecânico >> A linha Nivus é composta pelas versões Sense, Confortline e High Line. Todas as configurações saem com a mesma composição mecânica: motor TSi (turbo) 1.0 flex com 3 cilindros, 128 cv de força máxima e torque de 200 NM (ou 20,4 kgf.m). A caixa de câmbio é automática com 6 marchas. Não há opção de transmissão manual para esse SUV compacto.

O conjunto é adequadíssimo para o uso urbano, entregando agilidade ao carro e um bom nível de economia. Consegui a média de 9,6 km/litro (na cidade) conduzindo dentro da normalidade, sem forçar o motor em retomadas. Não espere dele uma performance esportiva, pois o propósito do projeto não é esse.

Guiando em estilo ´pianinho…´ ou seja, com o pé leve, arrisco dizer que ele é o compacto mais agradável de se andar disponível no mercado brasileiro.

Comodidades e segurança >> Na sua versão de topo (High Line) ele vem equipado com o ´ACC´ (piloto automático adaptativo) e sistema emergencial de frenagem. Toda a linha vem com 6 airbags. O pacote de segurança, portanto, é bem completo e não tão comum no nicho do Nivus.

O revestimento dos bancos é feito em couro sintético e há muito plástico no restante dos acabamentos. As forrações das portas e o painel frontal mereciam um tratamento mais requintado. O painel de instrumentos personalizável mede 10,1” e a tela central tem 10,2” e é de fácil manuseio e compreensão.

No volante multifuncional é possível regular preferências do painel de instrumentos, manusear chamadas de celular e comandar o piloto automático. O modelo entrega, ainda, quatro ´portas´ USB-c e saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco de trás. Outro ponto de destaque é o porta-malas com capacidade para 415 litros de bagagens.

No geral… >> O Nivus é um dos compactos mais legais de se dirigir. Como falei no início, a posição de guiar é das melhores, pelo ótimo padrão de acertos na ergonomia. Além disso, apesar do retrovisor interno ter uma área pequena, a visibilidade é boa em todas as direções. Ele parece ter sido feito para dois adultos (à frente) e duas crianças nos assentos traseiros, já que o espaço posterior e a – baixa – altura da coluna ´C´ podem atrapalhar indivíduos grandes sentados por ali.

O Nivus concorre diretamente com Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Fiat Pulse e é vendido pelos seguintes preços sugeridos: Sense (somente para PCD, a partir de R$ 119.590); Confortline (R$ 134.390) e High Line (R$ 151.590). (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)