:::::
BICHO PEGANDO: recentemente o executivo Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), afirmou que já está tentando junto ao Governo Federal o retorno imediato das alíquotas de imposto de importação para veículos eletrificados e importados. Vale recordar que as mesmas já estão previstas para voltar – de forma gradativa – até 2026. Isso é um acordo que já está firmado entre as partes.
QUAL O MOTIVO? Por intermédio de Márcio de Lima, a ANFAVEA argumenta que “a tabela de retorno gradual atual não é o suficiente para frear o aumento da importação de veículos elétricos e híbridos, principalmente da China”.
REAÇÃO: A ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), através de nota enviada à imprensa, já se posicionou contrária à Anfavea. A Abeifa argumenta que é “a favor da manutenção do cronograma de retorno dos impostos de importação para veículos elétricos e híbridos”.
CONFIRA AQUI na íntegra, a nota publicada pela Abeifa: “Diante do pleito de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) vem a público manifestar contrariedade, na medida em que a incidência de novas alíquotas de 18% (carros elétricos), de 24% (híbridos plug-in) e 25% (híbridos) passará a vigorar a partir do próximo dia 1º de julho, e solicita previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, sobretudo em respeito aos clientes/consumidores que têm direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta. A entidade reforça o argumento de que políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil, ressaltando que nos anos 1990, não fosse a abertura do mercado interno para veículos importados, o País não teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes. Medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia automotiva. Mas em especial ao Brasil”.
SE VOCÊ NÃO TINHA… ideia do que é uma ´insegurança jurídica´ nos negócios…, está aí um ótimo exemplo. Vamos aguardar os próximos movimentos desse jogo de xadrez corporativo entre o Governo Federal e entidades ligadas ao setor industrial automotivo, para ver qual será o desfecho dessa novela.
NOVO ELÉTRICO: Hyundai Motor lançou o ´Inster´, um novo subcompacto 100% elétrico, que mais se parece com um SUV em miniatura. O modelo traz painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, tela sensível ao toque (também com 10,25”) e entrega autonomia de 355 km com uma carga completa. Por enquanto, o lançamento só está anunciado para a Coreia do Sul.
TESTE: para garantir níveis elevados de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco para os ocupantes do veículo.
REI NA TELA: Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, retorna às telas em ´anúncio-homenagem´ da BYD, líder global em carros elétricos e eletrificados, para o lançamento do modelo híbrido plug-in BYD King. Quer assistir? Acesse esse link: https://tinyurl.com/3kbj896f
PRÊMIO: os Lubrificantes Mobil foram nomeados pelo 12º ano consecutivo como a marca de destaque no Prêmio Sindirepa (SP). A empresa conquistou, mais uma vez, o selo de marca mais lembrada e comprada pelos mecânicos na categoria de lubrificantes. Promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, o prêmio é um dos mais respeitados no setor de reparação de veículos.
MAIS UM RECALL: Tesla, norte-americana fabricante de veículos elétricos, está realizando o quarto ´recall´ na sua picape Cybertruck. O modelo já apresentou problemas no pedal do acelerador, num aplique da tampa traseira da caçamba, detalhes de acabamento externo e agora está com os limpadores de para-brisa mostrando falhas de funcionamento. No total, foram 26.949 unidades envolvidas.
AGENDA: a Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Conhecido como “Feira do Cegonheiro”, o evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz). A exemplo das edições anteriores, os expositores prometem novidades e condições especiais para aquisição de produtos e serviços.
Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai.com.br