Lançando mais um veículo elétrico, a Audi outra vez se posiciona como uma das marcas mais empenhadas na transição dos seus carros a combustão para modelos com ´trens de força´ a bateria. Apresentado há três meses e agora disponibilizado à venda com perspectivas de chegar ao Brasil ainda este ano, o Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo feito na plataforma PPE (Premium Platform Electric), a mesma que vale para o Porsche Macan, evidenciando, portanto, o intenso conceito de modularidade e compartilhamento no Grupo VW, detentor dessas duas citadas marcas.
Posicionado entre o Q4 e o Q8 e-tron, o Q6 e-tron será disponibilizado inicialmente em duas versões, ambas com a famosa tração integral ´quattro´: Q6 e-tron quattro com 285 kW (387 cv) e autonomia declarada de 625 km e o SQ6 Q6 e-tron quattro (380 kW ou 517 cv) com alcance de 585 km.
A PPE (desenvolvida em conjunto com a Porsche) e a arquitetura eletrônica ´E3´ são marcos importantes na expansão global de modelos elétricos da Audi. O contexto envolve motores elétricos potentes e compactos, alimentados por uma bateria de íons de lítio composta por 12 módulos e 180 células.
Segundo os dados técnicos divulgados pelo fabricante alemão, o Q6 e-tron quattro acelera de 0-100 km/h em 5,9 segundos e a versão SQ6 leva apenas 4,3 segundos. As velocidades máximas dos veículos são 209 km/h e 228,5 km/h, respectivamente. Graças à tecnologia de 800 volts e uma capacidade máxima de carga de 270 kW como padrão, a recarga de 10 a 80% pode ser realizada em cerca de 21 minutos, segundo a Audi.
O Audi Q6 e-tron está posicionado no segmento premium de SUVs de médio porte. Seu comprimento é de 4.771 mm, largura de 2.193 mm e a altura é de 1.702 mm. Homologado para cinco ocupantes, o utilitário esportivo tem distância entre-eixos de 2.899 mm.
O visual é marcante, ostentando uma aparência muito esportiva, como todos os Audis da atualidade. Destaque para a bela frente do carro com seus faróis OLED digitais. Essa nova tecnologia de iluminação permite que uma ´assinatura´ de luz seja escolhida pelo condutor a partir da tela multimídia. No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, os seis painéis com um total de 360 segmentos, geram uma nova imagem a cada 10 milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. Graças à simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, a luz no novo Audi Q6 e-tron parece mais viva e inteligente do que nunca.
O interior do Audi Q6 e-tron está bem orientado para as necessidades do usuário. A grande tela curva dupla é composta por um display de 11,9” e uma tela central de 14,5 polegadas. O painel também oferece uma tela apenas para o passageiro da frente. Evidentemente, o padrão de acabamento é irrepreensível com couro sintético nos assentos, plástico de alta qualidade, além de partes em alumínio escovado e madeira. A arquitetura interna oferece bastante espaço de armazenamento e muitos compartimentos extras. O porta-malas comporta 526 litros de espaço e um ´frunk´ (porta-malas dianteiro), disponibiliza mais 64 litros.
O assistente de voz autodidata da Audi (Audi Assistant) pode ser usado para controlar inúmeras funções do veículo. Com suporte de IA, ele é integrado ao SUV e, pela primeira vez, é exibido usando um avatar no display central sensível ao toque do MMI e no head-up display de realidade aumentada.
O novo assistente de voz entende mais de 800 comandos. Ele também pode ser ativado por meio de vários pontos de toque e pelo aplicativo myAudi, por exemplo. Por intermédio dele é possível criar rotinas inteligentes, ajustar o controle de temperatura do assento e da cabine entre outras funções. Para quem curte uma boa música, o sistema de som Bang & Olufsen Premium aciona 22 alto-falantes com 830 watts de potência! Quatro deles são integrados aos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo zonas sonoras em um Audi pela primeira vez.
Também pela primeira vez em um modelo Audi, os pneus traseiros do Q6 e-tron são mais largos do que os pneus dianteiros para acomodar a distribuição de peso tendenciosa para trás, proporcionando mais aderência e dinâmica de direção.
O pacote de segurança e assistência ao motorista é enorme, congregando o que há de mais moderno na Audi: sistema de estacionamento plus com tela de 360°, assistente de desvio e curva, câmera de visão superior, limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência (dianteiro e traseiro), reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmera, assistente de cruzamento, aviso de saída de faixa, assistente de mudança de faixa e sistema de aviso de saída, assistente de tráfego cruzado traseiro, assistente de curva traseira e sistema avançado de monitoramento de fadiga e atenção do motorista estão todos a bordo como padrão desde o lançamento.
O Park Assist Plus permite que o veículo assuma totalmente a manobra de entrada e saída de estacionamento para estacionamento para frente e para trás em vagas de estacionamento na calçada e na baía entre veículos – o veículo esterça, acelera, freia e desliga o motor. Os clientes têm a opção de sistemas de assistência adicionais e um pacote de segurança como parte de vários pacotes de equipamentos.
Produzido em Ingolstadt (Alemanha), o Audi Q6 e-tron é feito por 328 funcionários por turno, auxiliados por 1.150 robôs. O grau de automação na feitura desse carro é de 87%. No Reino Unido o Q6 e-tron tem preço sugerido de R$ 495.700 e o SQ6 é comercializado a partir de R$ 659.000, aproximadamente. (Fotos: divulgação Audi do Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)