A Ford lançou no mercado brasileiro uma nova versão da sua picape ´Ranger´. A configuração ´Black´ – como o próprio nome já diz – se caracteriza por acabamentos externos e internos escurecidos. Pelo preço mais acessível e tração somente no eixo traseiro (4X2), percebe-se que o modelo chegou para o uso mais urbano, ou seja, em ambientes aonde o asfalto impera, já que a ausência da tração 4X4 limita o uso desse utilitário em situações off-road mais severas.
Nitidamente a Ford Brasil colocou esse carro na linha de frente para concorrer diretamente com a novata Fiat Titano, que custa exatamente R$ 219.990, mesmo preço sugerido da Ranger Black.
Essa nova opção da Ford também é produzida na Argentina, inclusive o seu motor também é feito na mesma fábrica em Pacheco. Falando no propulsor, essa unidade de 4 cilindros denominada de ´Panther 2.0 turbodiesel´, entrega potência total de 170 cv e torque máximo de 41,2 kgf.m. Segundo o fabricante, essa picape (equipada com transmissão automática de seis marchas) consegue um consumo médio de 12,4 km/litro (na estrada) e 10,1 km/litro na cidade. Com base nesses números, o tanque de 80 litros pode oferecer uma autonomia total de 880 km.
A nova Ranger Black traz a grade dianteira, o santantônio, retrovisores e rodas de 18 polegadas pintados na cor grafite ´Bolder Gray´. Como itens de série, ela oferece faróis full-LED, sete airbags, câmera e sensor de ré, piloto automático e alarme perimétrico. Por dentro, o utilitário tem uma cabine mais exclusiva com bancos parcialmente em couro, volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia SYNC 4 com tela de 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução. Todo o ambiente tem tons escuros, fazendo jus ao nome da série.
Além de controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade, a Ranger Black tem quatro modos de condução que ajustam o veículo automaticamente para o melhor desempenho em cada situação de rodagem: Normal, Eco, Rebocar e Escorregadio. Sua caçamba tem capacidade para 1.250 litros e ela suporta 1.031 kg de carga no compartimento traseiro que vem com degrau de acesso, seis ganchos de ancoragem e tomada 12 V.
A Ford também oferece nesse carro um interessante pacote de conectividade. Com o aplicativo FordPass Connect, é possível travar e destravar as portas, acionar as luzes e buzina, agendar a partida com ativação do ar-condicionado ou aquecedor, localizar o veículo, receber alertas de alarme e verificar remotamente dados como odômetro e combustível. O cliente conta, ainda, com as atualizações multimódulos over-the-air (OTA) para o aprimoramento contínuo do desempenho e segurança de vários sistemas do veículo. (Fotos: divulgação Ford Motor Company / Instagram: @acelerandoporai.com.br)