Com mais de 20 milhões de veículos vendidos em seis gerações, o VW Polo está completando 50 anos de carreira. É um dos compactos de maior sucesso de todos os tempos, não somente no portfólio da Volkswagen, mas, em termos comparativos globais com outras marcas.
Na Europa, quando o Fusca deveria ser substituído nos anos 1970, a Volkswagen tinha vários modelos prestes a serem lançados: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, enquanto o Polo fez sua estreia em 1975. Nenhum veículo antes havia sido tão compacto e refinado ao mesmo tempo, na opinião do fabricante. Posicionado num segmento abaixo do Golf, o Polo completou, então, a nova família de modelos com tração dianteira. Cinquenta anos depois e em sua sexta geração, o Polo provou como um carro compacto pode se firmar globalmente – e suas mais de 20 milhões de unidades vendidas falam por si.
A cada geração, esse Volkswagen foi desenvolvido ainda mais. O Polo de segunda geração trouxe uma série de melhorias de 1981 em diante, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados.
Outro salto à frente ocorreu na terceira geração de 1994, também em termos de tecnologia- e foi um dos primeiros veículos de sua categoria com recursos de segurança inovadores, como airbags. Em 1998, o Polo estava disponível pela primeira vez na icônica versão GTI. Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS como padrão.
O Polo 5ª geração viu a introdução de uma série de inovações digitais: a partir de 2009, os sistemas de entretenimento e assistência tornaram a direção mais confortável do que nunca. Na ocasião, com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013.
A sexta geração foi baseada na matriz transversal modular (MQB) e estabeleceu novos padrões em 2017 em termos de conectividade, segurança e dinâmica de direção. O Polo se tornou ainda mais digital e inovador com a atualização do produto em 2021. O carro compacto ostenta sistemas de assistência e conforto que, de outra forma, são conhecidos apenas em classes de veículos superiores.
A chegada do modelo ao Brasil deu-se em 2002, lançamento do primeiro Polo por aqui na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Em 2022, ao completar 20 anos de produção na Anchieta, o hatch chegou renovado ao mercado e reforçou o ‘family look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. Também ofereceu faróis de LED desde as versões mais básicas.
Em paralelo, numa tarefa mais do que especial, o Polo Track chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. A versão topo de linha GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, chegou ao mercado em 2023, com motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque e tecnologias como os faróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix. (Fotos: divulgação VW Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)