buru-rodas

Com garantia de 1 milhão de quilômetros, Toyota apresenta o novo elétrico C-HR+

Segundo a fabricante japonesa, modelo tem autonomia de mais de 600 km com uma carga 100% cheia

Não há como negar: as marcas chinesas largaram antes na corrida dos veículos eletrificados e, aparentemente, as japonesas tinham ficado um pouco para trás, defasadas em tecnologia. Mas o jogo, talvez, esteja começando a mudar.

Numa efusiva resposta ao mercado dos carros elétricos, a nipônica Toyota – líder global nas vendas de automóveis – apresentou essa semana o C-HR+, um SUV totalmente elétrico que completa a linha C-HR a combustão/híbrida, mas difere-se dos ´irmãos´ por ter plataforma diferente, maior distância entre-eixos, portanto, espaço interno mais amplo e nível tecnológico superior, já que herda algumas características da Lexus (marca de alto luxo da Toyota).

O novo C-HR+ vem montado na plataforma e-TNGA, tem 4,5 m (4.520 mm) de comprimento, oferece painel de instrumentos digital e tela sensível ao toque de 14 polegadas com diversos comandos ali disponíveis. A Toyota enfatiza que o sistema de infotainment (mais rápido e potente) veio da Lexus.

A nova máquina 100% elétrica ainda não teve o preço divulgado, mas a Toyota já abriu toda a parte técnica durante o lançamento do carro. Ele terá duas versões apenas com tração dianteira (4X2): a primeira com um motor elétrico de 123 kW (167 cv) e bateria de 57,7 kWh e a outra, mais forte, terá 224 cv e bateria de 77 kWh. A configuração topo de linha entregará 252 kW (343 cv) e tração integral (4X4).

A tradicional marca japonesa divulgou que esse carro tem autonomia máxima de 605 quilômetros (ciclo WLTP) e garante que a sua bateria de íons de lítio terá – pelo menos 70% da sua capacidade original – mesmo após 10 anos de utilização! O mais incrível: a garantia geral do Toyota C-HR+ é de 1 milhão de quilômetros ou dez anos, valendo o que acontecer primeiro. Segundo os executivos da Toyota, essa é a assinatura máxima de confiança no novo produto. O modelo estará à venda no final desse ano no Japão e em parte da Europa. Não há previsão de venda para o Brasil. (Fotos: divulgação Toyota / Instagram: @acelerandoporai.com.br)