buru-rodas

OMODA & JAECOO inicia operações no Brasil lançando dois carros: um elétrico e um híbrido plug-in

Integrante do grupo Chery International, a chinesa OMODA & JAECOO começou oficialmente as suas atividades no mercado nacional nesta terça-feira (15/4). A empresa já está consolidada na Europa e o Brasil é o 43º local de atuação no mundo e, também, principal foco da marca na América do Sul. Por aqui ela já tem mais de 50 pontos de venda abertos em 17 Estados. Segundo informações da sua diretoria durante a apresentação dos dois primeiros modelos, ela terá a rede bastante ampliada até o final desse ano.

Com carros repletos de tecnologia e padrão construtivo alinhado ao que existe de mais moderno no mercado ocidental, a OMODA & JAECOO inicia a sua jornada em solo brasileiro lançando dois veículos: o OMODA E5 (crossover médio-compacto com propulsão 100% elétrica) e o JAECOO 7 SHS (SUV médio com trem de força híbrido plug-in). Pelo porte, nível de equipamentos e preços, concorrerão, respectivamente, com o BYD Dolphin e GWM Haval H6, assim como o BYD Song. Em rápido test-drive num circuito fechado no interior de São Paulo, pude avaliar ambos os modelos.

JAECOO 7 SHS >> Para quem busca um SUV híbrido (plug-in) mais familiar e quer autonomia de sobra, o JAECOO 7 SHS (Super Hybrid System) pode ser opção bem interessante. O fabricante atesta uma autonomia total (em modo combinado de motorização) de até 1.200 km! Conduzindo o modelo apenas com tração elétrica, o alcance fica em, pelo menos, 79 km.

O JAECOO 7 vem com dois motores e tração apenas no eixo dianteiro: o propulsor 1.5 turbo a gasolina tem 4 cilindros e entrega 135 cv de força. A unidade elétrica tem 204 cv. A potência combinada doa 339 cv e torque máximo de 52 kgf.m. Muito completo, traz tela multifuncional de 14,8 polegadas, 7 airbags, rodas aro 19”, controle de tração e estabilidade, teto solar panorâmico e um vasto pacote de tecnologia e consequente assistência ao condutor. Alto padrão de conforto, excepcional silêncio a bordo e comportamento dinâmico de causar inveja a muitos hatches esportivos. A enorme e imponente grade frontal é o “cartão de visitas” desse bonito utilitário esportivo. Sairá em duas versões: Luxury (R$ 229.990) e Prestige por R$ 249.990.

OMODA E5 elétrico >> Já o OMODA E5 é um crossover médio-compacto totalmente elétrico e homologado para cinco ocupantes. Muito acertado esteticamente, conta com uma carroceria bem aerodinâmica (cx de apenas 0, 281) com grade dianteira fechada, faróis de LED e luzes diurnas. Seu painel fundido com a tela multifuncional impressiona pelo desenho e tamanho: são 24,6 polegadas! O espaço congrega praticamente todas as funções do veículo, exibindo as mais variadas informações de funcionamento do motor e parte de entretenimento.

Com generosa distância entre-eixos de 2,63 m, o OMODA E5 tem 6 airbags, rodas aro 18” e sua carroceria é composta com 78% de aço de alta resistência. A bateria é de 61,1 kW/h e a autonomia declarada pelo fabricante é de – aproximadamente – 345 km por carga completa, o que dá o equivalente a 44,7 km/litro!

Seu motor elétrico de 150 kW (204 cv de potência) possibilita aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 172 km/h. O porta-malas tem capacidade para 340 litros e, do mesmo modo que o JAECOO 7, ele vem equipado com alto esquema tecnológico e padrão de acabamento irretocável.

Ofertado por R$ 209.990, traz ´chave de proximidade´ (ao destravar e entrar, o veículo já está ligado), comandos por voz, ar-condicionado digital, dentre outros mimos de comodidade, conforto e segurança. A paleta tem cinco opções de cores: Azul Antares, Branco Artic, Cinza Centaurus, Prata Alya e Preto Andromeda. Também muito silencioso, agrada pelo torque vigoroso e imediato, ótima posição de dirigir e espaço interno. (Fotos: Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)