Hoje não é o ´dia do Fusca´ e, pelo que me consta, também não se comemora nenhuma data relativa ao veículo mais carismático de todos os tempos. Apenas vi um vermelhinho todo troncho na rua, no final de semana passado e ontem também vi um branco, novinho! Provavelmente, você também enxergará um Fusca na cidade amanhã e depois e depois…
Isso deve-se não somente ao fato das pouco mais de 3 milhões de unidades fabricadas no Brasil entre 3 de janeiro de 1959 e 28 de junho de 1996, quando foram feitos os derradeiros exemplares do Fusquinha ´Itamar´, já que esse carro renasceu em inédita ocasião no mundo!
Além desse incrível número, milhares de Fuscas ainda rodam por aí, em primeiro lugar, pela sua resistência absoluta e muito pela paixão em manter algum exemplar vivo. Após ser descontinuado em 1986, aparentemente saindo de linha para dar lugar ao VW Gol, ele voltou a ser fabricado entre 1993 e 1996 no Brasil. Dizem que foi um pedido explícito do então presidente da República Itamar Franco, daí a alcunha do carrinho…
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Mas será que o último Fusca foi mesmo o ´último?´ Como não poderia deixar de ser, esta é mais uma dentre tantas histórias mirabolantes que envolvem o real ´carro do povo´. A data oficial reconhecida pela VW para indicar o fim da produção no Brasil foi 28 de junho de 1996, mas, em 30 de agosto desse mesmo ano, a marca alemã (não se sabe ao certo, por qual razão…), reativou a linha de montagem para produzir apenas mais 1 exemplar!
Mundialmente o ´Dia do Fusca´ é comemorado em 22 de junho. Essa foi a data em que Ferdinand Porsche, seu criador, em 1934, firmou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Fusca. Já aqui no Brasil, celebra-se o Dia do Fusca em 20 de janeiro.
Imbatível na lama, resistente como um camelo, com manutenção tão simples e barata quanto trocar um botão de uma camisa, o Fusquinha fez um estrondoso sucesso por onde passou. Me lembro perfeitamente das ruas coloridas de Fuscas nos anos ´1970 e ´80. Até hoje, ele continua sendo o veículo mais customizado e amplamente modificado no mundo. Já vi Fusca branco, azul, verde e amarelo.
Minha Mãe teve um Fuscão verde, zero km! E meu Pai iniciou os seus negócios a bordo de um Fusca bege. Eu já rodei num Baja Bugre branco e hoje mantenho o meu Itamar intacto! Já vi Fuscão Preto fazendo sucesso em todas as rádios do Brasil e outro, do saudoso amigo Keka, piruetando aqui em Maceió. Já vi Fusca V8, V6, com motor de Subaru ou Porsche, Fusca elétrico, Fusca transparente, Fusca-Moto, Fusca-Carroça, Fusca-escultura e Fusca avião!
Já namorei dentro de um, viajei muito em outro, já soube de Fusca subindo a Cordilheira dos Andes e outro pegando resfriado lá no Alaska! Você já ouviu falar no Fusca Zé do Caixão? Ele existe e não é fácil de ver, não! Enfim… mais carismático que o Fusca, só o Rei Roberto Carlos que, não sei porquê, nunca teve um Fusca azul… Ou teve e não me contaram?
Com incontáveis batismos pelo mundo (Beetle, Bug, Besouro, Carocha, Käfer, Kugel, Kostenurka, Escarabajo, Buba, Cucarachita, Vabole, Vocho, Bobla, Garbus, Carocha, Broasca…) o Fusquinha, durante 65 anos de fabricação, teve 21 milhões, 529 mil e 464 unidades paridas! Chamado de ´VW sedan´, ele foi fabricado no México até 2003, aí sim, encerrando a carreira de vez. Acredite, se quiser: já teve Fusca automático e com ar-condicionado de fábrica! Acredite se quiser, parte 2, realmente inacreditável! Aqui mesmo em Maceió, no coração das Alagoas, conheci recentemente um maluco apaixonado por essa máquina: ele tem oito Fuscas desmontados em casa e não anda em nenhum deles!! Eu vi, não acreditei e pensei: essas coisas só podem acontecer com um Fusca… (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)