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Frenagem autônoma: os distraídos vão adorar essa obrigatoriedade

Estados Unidos começará a exigir, a partir de setembro, que todos os veículos novos possuam esse importante sistema de segurança

A próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, marcará o início de uma nova fase ligada à segurança veicular nos Estados Unidos. A partir dessa data, todos os veículos de passeio zero quilômetro fabricados (ou importados) naquele/para aquele país, deverão conter no seu pacote de itens de segurança o ´sistema de frenagem automático de emergência´, comumente chamado de ´frenagem autônoma´. Significa dizer que todos os carros dos EUA passarão a se qualificar como ´Veículos Autônomos de Nível 2, ou seja, com esquema eletromecânico de automação parcial para os freios. No frigir dos ovos é o seguinte: se por alguma razão o motorista se distrair ao volante e o computador de bordo – ´avisado´ por um radar frontal que trabalha em conjunto com uma ou mais câmeras – perceber uma colisão iminente, o sistema de freios será bloqueado com uma intensidade de força maior do que a que o seu pé direito é capaz de exercer. Isso mesmo: o administrador do sistema ABS (antilock braking system) será acionado em milésimos de segundo para evitar uma colisão.

De acordo com dados da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration ou Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias) dos EUA, quase 80% das colisões no trânsito acontecem abaixo dos 60 km/h e, claro, você já deve presumir que a maioria delas está ligada, principalmente, ao uso do celular e outras distrações banais, como por exemplo, tomar sorvete ao dirigir, retocar a maquiagem no espelhinho do para-sol, ajustar o sistema de som ou manipular a tela multimídia, arrumar a gravata, verificar o alinhamento do cabelo, dentre outras coisas inusitadas. Mas o celular é o campeão. Há quase três anos que as marcas (em ordem alfabética) Audi, BMW, Fiat, Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia Motors, Maserati, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo assinaram um acordo com os Estados Unidos sobre esse assunto. Esses fabricantes detêm quase 100% do mercado norte-americano de carros de passeio e conhecem perfeitamente as consequências da ausência do sistema de frenagem autônoma. Além disso, nenhum deles quer ver os seus carros envolvidos em acidentes, pois isso pode arranhar a imagem da marca. Inicialmente, somente os carros de passeio estarão submetidos à esta nova regra, mas a partir de 2025, as picapes de qualquer porte também deverão vir equipadas com esse adendo de frenagem.

O trânsito brasileiro é um dos mais desordenados e violentos do mundo. É só observar ao redor: até os motociclistas utilizam o celular enquanto dirigem! Ao término de cada ano, Detrans, Hospitais Gerais e Polícia Rodoviária Federal fundem seus dados e chegam aos famosos dados oficiais tenebrosos que desnudam os milhares de acidentes fatais e outros tantos problemas que deixam motoristas e passageiros com sequelas para o resto da vida. Associado ao ABS e aos airbags, o sistema de frenagem autônoma completa o processo básico de proteção excepcionalmente importante e que deveria ser indispensável em qualquer lugar do mundo. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)