buru-rodas

Meu ´mea-culpa´ sobre as picapes com cabine dupla

No jornalismo automotivo não basta ser um apaixonado pelo tema: é preciso ter ótima memória e, antes disso, pesquisar em boas fontes para não escorregar em erros. Falhou-me a cuca e realmente não me recordei da existência de algumas picapes com cabine dupla, afirmando – categoricamente – que não existiam veículos desse tipo nos anos ´1970/80. E sim, até antes disso, alguns modelos bem raros foram fabricados e vendidos no mercado brasileiro.

Chevrolet C-14 cabine dupla. GM do Brasil fabricou, também, uma versão 4X4 com eixo dianteiro feito pela Engesa

Na década de ´1960 a Chevrolet já tinha a famosa linha de picapes C-14 que mantinha a nomenclatura C-14/04 para a cabine simples e C-14/14 (cabine dupla), assim como a família C-15 (carroceria alongada) da GM com o mesmo esquema: C-15/05 para a cabine simples e C-15/15 para a dupla. Essa mesma marca também fabricou a raríssima picape C-14 com tração 4X4. Tinha motor 4.3 a gasolina com 6 cilindros e eixo dianteiro feito pela Engesa, que substituía a suspensão independente com mola helicoidal, por um eixo rígido, transformando a suspensão agora com molas semielípticas.

Ford F-100 cabine dupla vinha equipada com um motor V8 a gasolina.

Havia, também, na mesma época a Willys F-75 com cabine dupla, a Ford F100 com motor V8 e a Chevrolet Alvorada, ambas com o conforto da cabine dupla. Enfim… aqui segue o meu ´mea-culpa´ sobre o tema.

Rara picape Willys F75 cabine dupla e apenas duas portas

Lá pelo início dos anos ´1980 duas empresas destacaram-se no Brasil por realizarem boas adaptações em picapes, transformando-as em “legítimas” cabine dupla: a Sulamericana e a Souza Ramos, famosa empresa ´SR´. (Fotos: Google free royalties / Instagram: @acelerandoporai.com.br)

Chevrolet Alvorada cabine dupla: enorme por dentro, comportava 5 pessoas.