A Porsche aproveitará o “Paris Motor Show 2016” para exibir o seu quarto Panamera: o ´4 E-Hybrid´, modelo híbrido ´plug-in´ (ou seja, que tem propulsão de um motor à combustão tradicional + motor elétrico com bateria que precisa ser recarregada na tomada) chega com tração integral (4X4) e autonomia de 50 quilômetros quando utilizado apenas em modo elétrico.
Muita economia >> Segundo os primeiros dados técnicos divulgados pelo fabricante alemão, o Panamera 4 E-Hybrid tem potência máxima combinada de 462 hp e consome apenas 2,5 litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados.
Na Porsche, o termo “híbrido” não é apenas um sinônimo de mobilidade sustentável, mas de desempenho também. Fato comprobatório disso são as vitórias do Porsche 919 Hybrid nas 24 Horas de Le Mans em 2015 e 2016. Esta mesma filosofia agora também define o 4 E-Hybrid.
Desempenho >> O novo Porsche híbrido inicia sempre no modo puramente elétrico, podendo rodar 50 quilômetros desse jeito numa velocidade máxima de 140 km/h. No entanto, este Panamera especial também é um carro esporte de altíssimo desempenho.
Com seu torque brutal de 70 kgf.m, ele acelera de 0-100 km/h em apenas 4,6 segundos, atingindo o pico de 278 km/h! A tração 4X4 é constante e a suspensão do modelo é a ar com três câmaras, permitindo extremo conforto em baixas velocidades e firmeza nas rotações mais apimentadas.
Detalhes técnicos >> O esportivo já vem com o novo motor 2.9/V6 biturbo. A Porsche diz que nesse carro a unidade elétrica, além de servir como uma alternativa de economia de combustível, é utilizada também para aumentar a velocidade máxima.
Outro destaque da engenharia deste Porsche é a transmissão automática de oito velocidades PDK, recalibrada para oferecer trocas extremamente rápidas. O motor elétrico é alimentado através de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida. Integrada sob o piso do compartimento de carga, ela leva 5,8 horas para ser totalmente recarregada numa tomada comum.
Interior >> Por dentro, a máquina traz um completíssimo painel de instrumentos com todas as informações do veículo. Na tela de 12,3 polegadas touchscreen pode-se controlar as funções de entretenimento, acesso ao GPS, recarregamento de celular sem fio, além de um espetacular sistema de som.
É possível ativar vários modos de condução: Sport, Sport Plus, E-Power, Hybrid Auto, E-Hold e e E-Charge, graduando do mais esportivo ao estilo mais econômico de se guiar. O Panamera 4 E-Hybrid já está disponível para encomenda, com tabela de preço (na Europa) a partir de 107.553 Euros. (Fotos: divulgação)