A Volvo Cars revelou o aguardado ´novo´ Volvo XC60 durante a abertura do Salão de Genebra 2017. O importante modelo, que hoje representa 30% das vendas dessa marca sueca no mundo, ganhou novas tecnologias, como por exemplo, o sistema de segurança denominado “Oncoming Lane Mitigation” (do inglês, mitigação – ou suavização – da faixa contrária), que auxilia automaticamente na direção para ajudar a atenuar colisões frontais.
O sistema de indicação de ponto cego também foi aperfeiçoado. O XC60 (ano/modelo 2018) também já oferece o ´Pilot Assist´, modo avançado de assistência semiautônoma, que controla a direção, aceleração e frenagem até os 130 km/h.
Propulsores >> Na sua versão de topo, o novo SUV vem equipado com o renomado motor T8 Twin Engine (híbrido plug-in) a gasolina. A unidade oferece 407 hp de força máxima e aceleração de 0 a 100 Km/h em apenas 5,3 segundos, número impressionante para um utilitário esportivo desse porte. Além desse motor, a Volvo vai ofertar uma unidade a diesel (4 cilindros) com 190 hp e outra (também a diesel) com 235 hp. Há mais duas opções puramente a gasolina: T5 (254 hp) e T6 (320 cv).
Conforto >> No interior a marca manteve o mesmo bom padrão oferecido desde o lançamento do modelo: muito couro, alumínio escovado, tecidos e plásticos de ótima quadrado. O ar-condicionado funciona em quatro zonas e o sistema ´CleanZone´ remove os poluentes e partículas nocivas de fora da cabine para fornecer ar fresco para os ocupantes.
A oferta de serviços de info-entretenimento também foi ampliada. Ele agora é compatível e realiza o ´espelhamento´ de smartphones Apple CarPlay e Android Auto. O novo XC60 deverá entrar em produção em abril de 2017 na fábrica de Torslanda, Suécia. (Fotos: divulgação)