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VW Saveiro Cross 2015 estreia o novo motor 1.6 MSi de 120 hp

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A Volkswagen Saveiro chega à linha 2015 com várias alterações e configura-se atualmente como a picape compacta com maior número de recursos de segurança no mercado brasileiro. Segundo o fabricante, o modelo passa a contar (de série em todas as suas configurações) com um novo sistema de freio com discos nas quatro rodas. Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6 MSi, vem (também como item de série) com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, modo de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA), itens inéditos até agora na categoria.

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Outra novidade é que a Saveiro 2015 passa a oferecer o controlador de velocidade de cruzeiro, mais conhecido como “Piloto Automático”. Assim como os demais modelos 2015 da VW, a picape passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da marca, sendo dividida em três versões: Startline (cabine simples e motor 1.6 MSi de 104 cv), Trendline (cabine simples ou estendida e motor 1.6 MSi) e Cross (cabine estendida com o novo motor 1.6 MSi de 120 hp). O modelo oferta agora 6 opcionais na versão de entrada, 8 opções no modelo intermediário e dois opcionais na versão Cross e será oferecida em 4 novas cores: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon.

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Novo motor 1.6 MSi >> Produzido em São Carlos (SP), o propulsor EA211 foi desenvolvido para obter maior eficiência energética e performance acentuada. A unidade de 4 cilindros e 16V, tem 1.598 cm³ de cilindrada e é instalada transversalmente na Saveiro Cross. Com a tecnologia Total Flex, a potência varia de 110 a 120 hp, dependendo do combustível que se utilize, atingindo força máxima com o etanol. O torque também oscila entre 15,8 kgf.m e 16,8 kgf.m. Segundo os dados técnicos fornecidos pela assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil, o novo motor 1.6 MSi possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Outra solução inovadora adotada é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote. O sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

CONFIRA AS VERSÕES

Startline >> Versão de entrada (voltada mais ao trabalho), a Saveiro Startline é oferecida na configuração cabine simples com motor 1.6 MSi de 104 cv. Vem com preparação para som e as travas das portas e vidros funcionam com acionamento manual. Entre os oito opcionais disponíveis, destaque para o novo pacote “Work”, que traz ´Santo Antônio´ com aerofólio incorporado, grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.

Trendline >> Versão intermediária. Disponível nas configurações cabine simples ou estendida e com motor 1.6 de 104 cv. Voltada para o uso misto (trabalho e lazer), tem direção hidráulica, vidros elétricos e travamento central. O kit opcional “Active” traz capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina e iluminação da caçamba.

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Cross >> Topo de linha, é a versão que mais traz novidades. Além de receber o novo motor 1.6 MSi (120 cv), o utilitário aventureiro (disponível somente com cabine estendida) recebe o rádio CD Player Double DIN com sistema Bluetooth e entradas SD-card e USB, volante multifuncional de couro (com controles dos sistemas de som e telefonia) e bolso porta-objetos nas laterais internas dos bancos. Entre os opcionais da Saveiro Cross, o módulo “Interativo” é a novidade. Com esse kit a picape recebe Piloto Automático, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

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Bloqueio do diferencial e assistente em rampas >> Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Além disso, o assistente para partida em rampa (HSA) é um recurso que garante grande facilidade no dia a dia, especialmente quando o carro está carregado. O mecanismo impede que, durante o arranque em aclives acima de 5%, o veículo recue se o condutor soltar o pedal de freio, proporcionando maior conforto e segurança para os ocupantes. (Fotos: todas as imagens são relativas à versão Cross)