7 leis de trânsito ‘bizarras’ ao redor do mundo

Imagine se, no Brasil, um carro empoeirado ou sujo pudesse render uma multa? Ou se extravasar a raiva com um palavrão, mesmo dentro do próprio carro, resultasse em pontos na CNH? O que nos parece impensável faz parte das leis de trânsito em outros cantos do mundo. Reunimos algumas dessas regras inusitadas para, quem sabe, você ficar mais conformado quando tomar uma multa por excesso de velocidade ou por passar no sinal vermelho. Sim, podia ser pior…

1) Por favor, me lave!

Na Rússia, os motoristas têm uma missão quase impossível: manter o carro limpo o tempo todo. Um pouco de sujeira, e lá vem multa. Então, se estiver por lá, é melhor levar o lava-rápido na mala!

2) Engole a raiva!

Melhor dizendo, o palavrão. Se estiver em Maryland, EUA, e gritar aquele xingamento clássico no trânsito, o preço pode ser uma bela multa. Com barbeiros ou sem barbeiros, fique zen e respire fundo!

3) Se comer, não dirija

Você é do tipo que adora um lanche rápido enquanto dirige? No Chipre, esqueça! Até um golinho d’água pode render uma multa. Então, guarde as batatinhas e o refrigerante para depois.

4) Carona de motorista embriagado também dança

No Japão, não basta o motorista estar sóbrio – os passageiros também são responsabilizados se o condutor tiver bebido. Ou seja, ou todo mundo sóbrio, ou ninguém dirige!

5) Bafômetro no porta-luvas

Na França, ter um bafômetro no carro é lei. Ninguém sabe exatamente quem vai usá-lo, mas é bom ter um por perto. Afinal, nunca se sabe quando aquela taça de vinho pode dar problema!

6) Proibido trafegar com cachorros no teto

No Alasca, a segurança dos cachorros é coisa séria. Colocar seu cachorro no teto do carro? Multa na certa! Mas relaxa, a caçamba da caminhonete ainda é liberada.

7) Vai guiar? Tira a venda dos olhos

Sim, você leu certo! No estado do Alabama, nos Estados Unidos, existe uma lei que proíbe dirigir com os olhos vendados. Essa regra bizarra levanta a questão: será que, algum dia, isso realmente foi um problema a ponto de precisar de uma legislação específica? Independentemente da resposta, apenas respeite.

Da próxima vez que você pegar a estrada – seja aqui ou em qualquer outro canto do planeta – esteja atento às regras locais e, quem sabe, aproveite para se surpreender com as idiossincrasias que tornam a condução ao redor do mundo uma verdadeira aventura! (Os artigos, matérias, ensaios ou qualquer outro tipo de expressão intelectual assinados por colaboradores desse veículo midiático, assim como a veiculação de imagens ou vídeos ligadas ao conteúdo do seu texto, enviado(s) pelo colaborador para ilustrar o seu trabalho, são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. O conteúdo completo (texto, imagem e vídeo) desta coluna tem autoria e responsabilidade legal de Adriana Bernardino).