É estranho, mas é verdade: Audi lança nova marca ´AUDI´ na China e dispensa o famoso logotipo dos ´quatro anéis´

No intuito de conquistar novos clientes no pujante mercado da China, país que, de fato, adotou os veículos elétricos como opção definitiva de mobilidade em detrimento dos automóveis a combustão, a germânica Audi (empresa pertencente ao Grupo VW), acabou de lançar uma nova marca ´AUDI´ (assim mesmo, toda escrita em letras maiúsculas). A AUDI chinesa nasce em parceria com a gigante SAIC e somente fabricará veículos 100% elétricos.

Razão da mudança >> Apesar da sua expertise em construir veículos – inclusive híbridos e 100% elétricos – essa nova jogada de marketing representa um interessante posicionamento da Audi no maior mercado do mundo. Diferentemente da Europa e Estados Unidos, aonde os chamados ´clientes premium´ têm, em média, entre 50 e 55 anos, na China há muitos consumidores mais jovens e endinheirados – na faixa etária dos 30 aos 35 anos – muito ligados em novidades tecnológicas e um tanto avessos ao tradicionalismo de antigos fabricantes, mesmo que esses estejam totalmente atualizados em produtos modernos. Esse é o ponto principal do novo negócio.

Risco ousado >> Muito provavelmente, o impacto visual do famoso logotipo dos “quatro anéis” da Audi, só perde em popularidade para a incomparável estrela de três pontas da Mercedes-Benz. A aposta na substituição das conhecidas ´argolas´ alemãs pelas quatro letras maiúsculas ´AUDI´ é ousadíssima!

Além dessa mudança impactante, a nova marca aparece literalmente iluminada na grande frontal e na traseira do seu primeiro carro-conceito (o AUDI E-Concept). Segundo o fabricante, o nome ´AUDI´ é visível a 120 metros de distância, o que destaca o veículo no gigantesco oceano de carros elétricos nas estradas chinesas.

Primeira exibição >> O carro-conceito ´AUDI E´ foi apresentado à imprensa e recebido com boas críticas. O design se distancia um pouco dos SUVs tradicionais e se aproxima de uma esportiva carroceria tipo ´shooting brake´. Ele mede 4,87 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura e oferece distância entre-eixos de 2,95 m. Os faróis são ocultos e os retrovisores funcionam através de câmeras digitais minúsculas.

Performance >> A ênfase da AUDI/SAIC é construir apenas modelos 100% elétricos com alto teor de esportividade, sem esquecer, é claro, dos códigos clássicos de requinte e bom acabamento, que também são características dos modelos com a chancela dos quatro anéis. O AUDI E terá bateria de íons de lítio com 100 kWh e, de acordo com os primeiros dados técnicos, a autonomia deverá ultrapassar os 700 km.

O modelo tem 4 motores, tração integral, 764 cv de força máxima e é capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos! O pacote está completo e o estilo desse primeiro conceito é de muito bom gosto. Se tiver preço competitivo, poderá abocanhar algum espaço no rico mercado chinês. (Fotos: divulgação AUDI / Instagram: @acelerandoporai.com.br)