C3 You! : apesar da simplicidade, esse hatch resgata algumas essências tradicionais da Citroën

Antes de falar do C3 You!; vou contar uma historinha >> Não posso afirmar que o designer italiano Flaminio Bertoni degustou duas garrafas de vinho antes de desenhar o icônico Citroën DS, mas, acredito que ele estava apaixonado por alguém quando pensou naquele carro. Se você não conhece essa máquina, vá agora no Google e aprecie a obra prima de Bertoni. Na metade dos anos ´1950 esse veículo assombrou o mundo automotivo pela sua inusitada estética e pelo avançado cabedal tecnológico que oferecia.

Particularmente, detesto quando algumas coisas tradicionais perdem a identidade com o passar do tempo. A Citroën (e a Peugeot, também) sempre se mostraram ao mercado global como aves raras, um tanto inatingíveis aos pobres mortais. Carros dessas marcas sempre foram produtos de produção contida, despertando curiosidade e desejo nos consumidores. Integrar-se à Stellantis representou um decréscimo qualitativo na questão do charme.

Escrevi tudo isso acima para dizer que o desenho do novo Citroën C3 You! me agradou. A frente resgata décadas de estilo irrepreensível dessa marca francesa. Finalmente (e novamente) um Citroën com cara de Citroën! A parte frontal é inconfundível num trânsito lotado de carros parecidíssimos e que seguem a tendência de uma época.

Não há nada mais lindo do que botões da blusa sendo desabotoados ao som de Chet Baker, com uma luz diminuta em meio à tensão no ar… Não estou somente descrevendo uma cena erótica, mas aqui falo das portas abertas do Citroën C3 You! Puxa vida… eu esperava encontrar mais perfume francês naquele ambiente, mas o compartilhamento de projetos (da antiga PSA, hoje Stellantis…) entrega muito mais Fiat do que, propriamente, Citroën. Uma pena! Os comandos do ar-condicionado lembram os de um Palio dos anos ´1990 e o painel de instrumentos minúsculo é um soco na história dessa brilhante marca europeia. Quem propôs – e quem viabilizou a produção – desse painel, deveria ser sumariamente demitido por ausência de repertório cultural automotivo.

Mas há outros atributos bem peculiares, e que merecem atenção. A suspensão do Citroën C3 You! é condizente com o ´bê a bá´ mais primitivo desse fabricante. Quem nunca experimentou a sensação de tapete voador de um Citroën C6 ou de um icônico 2CV, não pode entender a essência da Citroën. E… que incrível! O novo C3 You! replica essa característica. O “rolling” desse carro representa a assinatura mais antiga da Citroën: ele é macio ao rodar. Aplausos!

O sistema de vedação das portas do C3 You! deixa entrar expressões do mundo exterior. Isso não é condizente com um ´Citroën raiz´, famoso pelo seu silêncio. O barulho do sopro do ar-condicionado poderia ser menos evidente, mas ele gosta de concorrer com o sistema de som, este, muito bom, por sinal. Até melhor do que o do Peugeot 2008, por exemplo, não sei se pela acústica ou qualidade dos alto-falantes. Merecia uma atenção extra na bancada de testes. Talvez um engenheiro apaixonado e com sensibilidade auditiva para compreender a sinfonia adequada para um Citroën. Que pena…

O investimento para comprar um Citroën C3 You! será de R$ 100.990 (ou R$ 96.990 no E-commerce da marca). Basicamente pelo mesmo valor, será possível adquirir um GM Onix, um VW Polo TSi ou um Hyundai HB20, ambos nivelados em padrão construtivo e itens tecnológicos básicos.

Dentro das características que mais gostei do Citroën C3 You!, posso listar as principais: maciez da suspensão, vigor do motor 1.0 turbo com 3 cilindros e 130 cv e a leveza da direção elétrica. O sistema de som e a facilidade de manuseio da tela multifuncional de 10” também me agradaram. O que me incomodou? A posição de dirigir é incômoda, infelizmente. A coluna de direção só tem ajuste de altura e o banco do motorista – mesmo na posição mais baixa em relação ao piso do carro – não oferece um encaixe confortável.

O Citroën C3 You! é agradável de se guiar no ambiente urbano. Seu câmbio automático CVT de 7 marchas funciona como um facilitador de condução e o sistema de freios é eficiente, apesar de somente oferecer discos no eixo dianteiro. O porta-malas comporta 315 litros de bagagem e disponibiliza um útil ganchinho para carregar sacolas. Merecia mais uns três do mesmo tipo. A câmera de ré é ampla e de boa definição, mas não traz sensor sonoro. E o padrão de acabamento é simplório com plástico e courvin nos bancos e forrações de porta. Não me apaixonei, mas acho que é possível suportar um casamento insosso e sem brigas com ele.

Aos mais curiosos, características técnicas a seguir:

Motor do Citroën C3 You!: 3 cilindros, 999 cm3, injeção direta, flex, turbo.

Potência e torque: 125 (gasolina) / 130 cv (etanol); torque de 20,4 kgf.m

Câmbio: automático CVT com 7 marchas e tração dianteira

Comprimento: 3.981 mm

Entre-eixos: 2.540 mm

Massa: 1.115 kg

Capacidade do tanque: 47 litros  (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)