No fechamento do mês de dezembro, o preço médio do litro da gasolina foi encontrado, em média, a R$ 6,29 nos postos de abastecimento do país, registrando alta de 0,48% na comparação com o fechamento de novembro. Já o etanol fechou o último mês de 2024 a R$ 4,27, após alta de 1,18% em seu preço médio, contra o mês de novembro. Os números são da mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.
Opinião >> “O aumento no preço médio da gasolina e do etanol no Brasil neste encerramento de ano pode ser resultado de uma série de fatores econômicos e de infraestruturas. Entre os principais estão os custos logísticos, que variam de acordo com as distâncias percorridas e as condições de cada região, além das recentes altas do dólar, que vêm impactando diretamente o mercado de combustíveis. Ademais, nesta época de fim de ano também é comum uma demanda maior por transporte, fator que contribui para os preços maiores nos postos de abastecimento”, destacou Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Na análise regional, os dois combustíveis acompanharam a média nacional, ficando mais caros neste fim de dezembro para o consumidor em todas as regiões do País, na comparação com novembro. A maior alta regional no período para a gasolina foi do Nordeste, de 1,58%. No caso do etanol, a região Centro-Oeste apresentou a maior alta, de 1,94%. (Imagem: Microsoft Designer Creator IA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)